Contratantes concorrentes

Era perto de meio-dia quando Keita saiu de seu quarto no andar superior da Guilda dos Recuperadores e desceu para o grande salão onde eram servidas as refeições. Leino havia encerrado seu turno e ido para casa, mas ela encontrou outra colega, Nora Pole, almoçando.

- Me acompanha? - Indagou Nora.

Keita sentou-se à mesa em frente a ela, e fez sinal para uma das atendentes.

- Me traga aquela papa de aveia com mel, - solicitou - e cevada bem forte.

- Hora do almoço e você ainda tomando cevada? - Inquiriu Nora.

- Acordei quase agora - justificou-se Keita. - Noite complicada.

E contou o sucedido na fortaleza de Gunarts Dreimanis. Nora ouviu com atenção, balançando a cabeça ocasionalmente.

- Você é uma das melhores na nossa profissão, - declinou - portanto esse tal Radomirs deve ter usado recursos proscritos.

- Talvez não exatamente proscritos - ponderou Keita. - Mas certamente nada que tenhamos acesso aqui, em Lîdzenums. Esse cara certamente veio de fora para roubar o Livro das Lágrimas.

- Não lhe passou pela cabeça que quem a contratou possa ter chamado também esse Radomirs, para aumentar as chances de sucesso? - Questionou Nora.

A atendente colocou diante de Keita uma tigela com papa e uma caneca de estanho com a cevada fumegante. Keita molhou a garganta, antes de responder:

- Isso não teria sido lá muito inteligente, não é? O cliente teria que pagar duas vezes pelo mesmo trabalho... mesmo supondo que só deu um sinal, para mim e para ele. Não, certamente está trabalhando para alguém de fora, o que nos leva a pensar o que estão querendo com esse Livro das Lágrimas.

- O que sabe sobre ele? - Indagou Nora.

- Contém fórmulas mágicas para aprisionar demônios e outras criaturas do plano astral - recordou Keita. - É bem antigo, deve ter mais de 1.000 anos, e dizem que se trata da cópia mais recente de um compilado de outros documentos, ainda mais antigos.

- Do nada, dois clientes estão pagando para recuperar algo tão específico? - Ponderou Nora. - Você tem razão, algo grande está acontecendo.

- E o primeiro passo é localizar o tal Radomirs. Desconfio que ele, e o livro, ainda estão na cidade.

- Parece que ele quer saber se você é esperta o suficiente para encontrá-lo - avaliou Nora. - E acho que sei quem pode lhe dar respostas... Aleta Volle.

Keita encarou Nora como se a sugestão fosse descabida.

- Aleta foi expulsa da guilda justamente por usar magia proscrita - redarguiu. - O que a leva a pensar que irá me ajudar nesta busca?

Nora abriu as mãos.

- Ela não deve querer concorrência em sua área de influência, e esse Radomirs parece ser bem perigoso. Você estará fazendo um favor para Aleta se revelar a presença dele na cidade.

Keita balançou a cabeça, considerando a proposição.

- Sim... talvez tenha razão. E pode ser que Aleta possa me dar alguma pista sobre o que ambos os clientes querem com o Livro das Lágrimas...

- Vá procurá-la hoje à noite - sugeriu Nora. - Aleta é uma criatura de hábitos noturnos.

- Vou proteger meu pescoço - prometeu Keita.

- [Continua]

- [17-04-2022]