A rotina de um detento

Agora neste momento há muito tempo para ele refletir sobre a sua tal vida. Como no ato redundante as mesmas velhas lembranças viam na sua mente, porém ele procurava evitar essas memórias ruins, e dizia assim para si mesmo: Eu sei que errei muito, usei drogas, roubei, menti e até cheguei a ferir as pessoas que mais me amavam, mas agora quero mudar essa minha trajetória para melhor, já estou estudando e aprendendo uma profissão nessa penitenciária. Pois eu acredito sim, na minha mudança e eu sei e tenho absoluta certeza que eu já estou mudando para melhor! E essa história que dizem que não é possível uma mudança, não é verdade! Pois sou não muda quem não quer mudar! Mas eu quero mudar e já mudei e tenho que mudar para melhor todos os dias, aliás, essa é a minha opinião, se a pessoa quiser mudar, ela muda!

No entanto a dor desse detento é dilacerante, todavia ele é perseverante e guerreiro. Contudo sabe quanto melhor manter a mente ocupada, nesse ambiente diário da rotina da prisão, melhor será para ele. Evidente e óbvio que a parte mais difícil da vida dele no sistema penitenciário, é quando chega a noite. Porque todo tipo de pensamento pode passar por sua mente. E é nesse momento que ele deve ser forte para superar a dor da solidão e não cair no abrupto desespero. Porém ele procura evitar os maus pensamentos e procura focar em seus objetivos almejados para superar essa fase difícil da vida.

Entrementes os dias mais difíceis e alegres, são os dias de visitas dos familiares, onde se pode ter um pouco de felicidade naquele abissal inferno. E neste tal dia, as pessoas se encontram e matam a saudade acumulada de tantos dias sem se verem e se abraçam entre choros e lágrimas e tentam superar essa situação complicada. Conversam e dão bons conselhos e preenchem os seus corações de esperança. Pois bem, mas no fim desse dia de visita, é preciso encarar a dura realidade do sistema. A volta para casa dos familiares, a dor, a solidão dos que vão e dos que ficam. Essa é a dura vida daqueles que fizeram essa escolha para si, com suas tais consequências e com suas causas e efeitos.

Déboro Melo
Enviado por Déboro Melo em 09/07/2022
Reeditado em 14/07/2022
Código do texto: T7556061
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.