RODEIO DE DUELOS - (depois da passagem dos recantistas por aqui, o velho Oeste, nunca mais foi o mesmo)

 

Depois da passagem de Ioiô Belle Marsh por Utah, apenas o Grande Lago Salgado, permaneceu intocado.

 

Forasteiros de vários Estados, iam e vinham, pois o rodeio de duelos, estava sendo muito divulgado, pelos passageiros da ferrovia, pelas diligências e, também pelos telegramas, que se movimentavam pelos Condados mais próximos. Desta vez, o fluxo de pessoas estava maior, porque a presença do Mestre Jacó West estava confirmada e, ainda estaria acompanhado do padrinho e irmão, Miguel Jacó West, por ocasião do duelo. O Mestre, não passaria pelas prévias, quem vencesse duelaria com ele na final. Os ânimos estavam fervendo por lá.

 

Utah estava numa agitação só, apesar do solo de terra, ter recebido brita com o progresso em 1878, ainda subia muita poeira, mas, ninguém se importava. 

 

Assim que o Sol se levantou, a rua principal ficou lotada, tanto por espectadores, como pelos competidores. Todos paramentados, com suas vestes com muito couro batido, lenços, chapéus e calças de algodão rústico. As mulheres trajavam saias sobrepostas, mas, sem armação. Precisavam estar mais à vontade. Não pensem que elas eram frágeis, ao contrário, vocês ficarão surpreendidos.

 

A lista dos duelos, foi escrita num enorme compensado e, segue a seguir:

 

- Kid Boy X  Menale Dolly

- Iolanda Preston X Moreira Rush

- Luna Lilith X Juli Carson

- Jadel Cherockee X Albuquerque 

- Sonya Rose X Silvanio White

 

Buffalo Góis o índio, seria o mediador e Fábio Bradon e os filhos, donos da funerária estavam à postos em regojizo, já prevendo, os cobres que iriam amealhar. Lá na barbearia do francês Olav Poét, os homens davam um trato no visual, pois queriam ficar apresentáveis para os combates.

 

O rodeio de duelos começa, os primeiros competidores se posicionam armados.

 

Kid Boy saca rápido, os seus versos doces, mas, não é páreo para os haikais harmoniosos, da terrível Menale Dolly, fica estirado na poeira com brita, deixando os esfuziantes aplausos da turba, para a vencedora.

 

Iolanda Preston, saca um conto de terror psicológico, sobre os versos amorosos de Moreira Rush, que cai por terra sem chance de se levantar, combalido ainda vivo, se arrasta sob os olhares decepcionados de Fábio Brandon, este não lhe proporcionaria nenhum ganho.

 

Luna Lilith atira com rapidez, um  poema sensual sobre Juli Carson, que tendo sacado um poema transcendental, sucumbe a desafiante de forma sensacional, a turba empoeirada vai à loucura. Verdana James, amiga de Luna, chora lágrimas doces sobre a finada amiga, o combate foi cruel.

 

Jadel Cherockee atira seus versos ímpares e reflexivos, mas, Albuquerque o derruba fácil com sua lenda nativa, da recém descoberta, floresta amazônica, pudera o ar da floresta era imbatível, Jadel , não teve qualquer chance. Não mais do que segundos depois, seu corpo já estava sendo medido, para a escolha do caixão. Os vivas para Albuquerque, foram demorados.

 

Sonya Rose usou o seu melhor poema sagaz e lírico, contra o saque veloz e extremamente amoroso de Silvanio White, foi quase um empate técnico, pois os dois caíram sobre a brita empoeirada, aos Ooooóhs! Dos espectadores. Os Brandon estavam muito felizes.

 

Menale Dolly saca rápido sua mais cadenciada trova, contra o soneto gostosamente melancólico, de Iolanda Preston, que não resistindo ao ataque implacável, se deixa partir de olhos abertos, para delírio da platéia extasiada.

 

Juli Carson...A motivadora, atira sua imagem poética mais espetacular, contra o saque surpreendente de Albuquerque, que tendo deixado o seu poema mais verdejante, para aquele momento, vence com facilidade o combate. A figura singela de Juli foi medida e depositada, com suave respeito, num caixão almofadado.

 

O duelo na semifinal, foi temático, por escolha de Buffalo Góis, seria solar.

 

Menale Dolly saca um soneto, de sensualidade sob o Sol, mas, Albuquerque esbanja na destreza e, na criatividade, sacando versos deslumbrantes, que deixavam os raios de Sol, se infiltrarem sobre a  densa floresta. Foi dilacerante para Menale Dolly, ela tomba sobre a brita empoeirada, num abafado soluço poético, para alegria dos Brandon, que estavam salivando de prazer.

 

Enfim, chega-se ao esperado duelo final, entre o Mestre Jacó West e Albuquerque. Vinho e aguardente de engenho, foram distribuídos para todos, para lubrificar as gargantas, que há muitas horas, estavam engolindo poeira.

 

Rabecas afinadas faziam a trilha sonora, as botas batiam ritmadas no solo, crianças levantavam chapéus e, as mulheres acaloradas se abanavam. Os homens, já estavam meio ébrios de tanto whisky e, acenavam, para as mocinhas com bocas vermelhas, nos balcões do Sallon. Só que Bufallo Góis tinha pressa, pois já havia arquitetado com Verdana James, o roubo do prémio...era o Velho Oeste, não se podia esquecer.

 

O Mestre Jacó West, saca os seus soberbos versos de fé, contra o saque rápido dos versos de águas imensas, de Albuquerque e, vence o combate, por apenas uma rima de diferença, mantendo assim a sua invencibilidade poética. A turba empoeirada, comemora com tiros, flores e gritos. Utah se alegra inteira, mas, Buffalo Góis e Verdana James já estavam longe, com o prêmio do vencedor bem escondido, nas bolsas de couro claro, em suas selas.

 

 

 

 

 

 

 

* Indico a leitura, de outro conto de aventura, em minha escrivaninha: Ioiô Belle Carson - A Viúva Negra do Velho Oeste.

 

 

 

 

 

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 17/07/2022
Reeditado em 22/07/2022
Código do texto: T7561663
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.