Incêndio na planície

Tahatan havia mandado me chamar quando eu estava de partida para as terras dos Hunkpapa, o que era inusitado. Eles estavam enfrentando uma seca prolongada e eu era o wovoka mais preparado para atendê-los.

- O que houve? - Indaguei, ao entrar em sua tenda. - Alguma recomendação de última hora?

Tahatan, que estava sentado sobre uma pele de bisonte, aparentemente meditando, ergueu os olhos com a minha entrada intempestiva.

- Você não vai com a equipe - declarou simplesmente. - Akecheta vai substituí-lo.

- Akecheta? - Franzi a testa. - Ele é bom, mas creio que na presente situação, eu seria a escolha mais indicada.

- Não discordo da sua avaliação, - prosseguiu calmamente Tahatan - mas temos outras prioridades. Recebi um comunicado esta manhã, via yuílele. Há um incêndio descontrolado nas Grandes Planícies, cerca de 20 tan sun a oeste daqui.

Era uma distância considerável, e só poderíamos ter tomado conhecimento do problema graças ao emprego das torres de sinais luminosos, o yuílele, muito mais efetivos do que os antigos sinais de fumaça.

- Isso é nas terras dos Sihasapa - calculei. - Eles não tem sua própria equipe de wovokas?

Tahatan fez um sinal afirmativo.

- Mas você é o mais preparado para a tarefa - decretou. - Acredito que não se trata de um incêndio comum; a mensagem falou de vórtices de fogo.

Ergui os sobrolhos.

- Acredita que possa ser trabalho de Makawí?

- Mais provável que esteja morta, mas ainda há seguidores dela espalhados por aí.

E apontando o indicador para mim, acrescentou em tom incisivo:

- Lembra quando a deixou escapar? Cuide para que isso não aconteça de novo!

- [Continua]

- [09-08-2022]