A TEMPESTADE DA PAZ

Certo jovem morava às margens de uma lagoa muito sossegada, com uma vista linda, onde tudo se traduzia em paz e harmonia. Podiam-se ver os pássaros voando, construindo seus ninhos, fazendo voos rasantes na água por causa do calor e, podia-se ouvi-los cantar melodias lindas que dava gosto.

O jovem simples e trabalhador amava aquele lugar, porém sentia falta de seu pai, que raramente o via, pois o hobby dele era navegar em alto mar, ficando difícil o encontro. O jovem sentava-se, às vezes, perto da lagoa, com uma cerveja na mão, a foto do seu pai no barco ao lado e chorava de tristeza, pois não entendia porque seu pai preferia ficar longe dele, atravessando as costas marítimas, enfrentando tempestades, maremotos, furacões, a ficar com ele onde tudo era tranquilo e sereno.

Numa vinda de seu pai a sua casa, lamentou o filho com lágrimas:

Pai... Por favor, eu não consigo ficar longe de você, sinto sua falta, tenho medo de perdê-lo para o mar e nunca mais ver esse seu sorriso, essa sua vontade de viver!

Então o pai quase chorando disse:

- Filho o mar é minha vi...

Subitamente o filho o interrompe e o abraça forte chorando fala:

- Pai... Se você me ama mesmo, deixe essas aventuras no mar e more aqui comigo!

O pai ficou totalmente sem ação, pois ele o amava e o filho se encontrava em lágrimas em seu ombro suplicando para ele ficar!

O pai o abraça mais apertado ainda, o filho sente que ele vai embora e as lágrimas descem com força a ponto de fazê-lo soluçar. O pai gentilmente o fasta um pouco e também em lágrimas diz:

- Filho, por você eu vou ficar e deixar o alto mar.

O filho o abraçou, agradecendo muito e dizendo que ele não iria se arrepender.

Passaram-se dois meses e o filho notou algo de errado em seu pai, ele estava triste, calado, às vezes cabisbaixo e sempre que questionava, ele disfarçava, sorria e começava a puxar brincadeiras. No entanto dava para perceber que seu pai forçava a situação, pois por diversas vezes ele o pegou, sentado naquele mesmo lugar que ele ficava, com uma cerveja e a mesma foto dele no barco.

O filho chegou para ele de manhã e disse:

- Pai... Perdão por ter insistido pra você ficar... Você era cheio de vida, sempre sorridente e agora está triste.

O pai em lágrimas disse:

- Meu filho... Aqui é seu lugar, um lugar lindo, calmo e com muita paz... Então eu sacrifiquei minha vida por sua felicidade, mas a minha vida é lá, não consigo viver assim, minha felicidade é enfrentar as tempestades os tufões os maremotos, pois é de lá que trago minha força, minha inspiração e minha vontade de viver!

O filho com lágrimas nos olhos disse:

- Pai... Eu o entendo e não o condeno, pois se eu fosse para o alto mar com você, não iria aguentar as tempestades e tudo mais. Vai meu pai, pois sei que quando voltar, voltará com o sorriso no rosto e cheio de vida novamente.

O jovem foi trabalhar e quando voltou, seu velho pai já não estava mais lá. Ele foi perto do lago onde por diversas vezes se sentou e onde ele viu seu pai também sentar-se. Então, para sua surpresa, encontrou perto da cadeira, uma cerveja no isopor bem gelada e no lugar da foto, um notebook com a webcam ligada; ele olhou para o horizonte e estava negro, com muitos raios e trovões; olhou para o notebook e viu a imagem de seu pai navegando sob aquela tempestade, todo feliz, alegre e cantando; olhou para webcam e disse uma frase para seu filho..

- Filho... É nas tempestades que muitos são testados e é em águas tranquilas que muitos são reprovados.