O Tatu Bolinha e a Queimada

 

Capítulo 1: A Fuga

 

Era uma tarde quente e seca na floresta. O tatu Bolinha estava cavando um buraco para se esconder do sol. Ele gostava de ficar na terra fresca e úmida, longe dos predadores e dos insetos. Ele era um tatu muito tímido e medroso, que preferia ficar sozinho a fazer amigos.

 

De repente, ele sentiu um cheiro forte de fumaça. Ele levantou a cabeça e viu uma nuvem negra no horizonte. Ele ouviu um barulho de galhos quebrando e folhas secas queimando. Era uma queimada! Um fogo enorme estava se aproximando da floresta, devorando tudo pelo caminho.

 

Bolinha ficou apavorado. Ele sabia que tinha que fugir o mais rápido possível, antes que o fogo chegasse até ele. Ele saiu do buraco e começou a correr pelo chão, procurando um lugar seguro. Ele viu outros animais fazendo o mesmo, mas ele não se atreveu a se juntar a eles. Ele tinha medo de ser pisoteado ou atacado.

 

Ele correu e correu, mas o fogo estava cada vez mais perto. Ele sentia o calor e a fumaça sufocando seus pulmões. Ele pensou que ia morrer ali, sozinho e assustado.

 

Capítulo 2: Os Amigos

 

Quando Bolinha estava quase perdendo as esperanças, ele viu uma árvore grande e frondosa. Ele pensou que talvez pudesse se esconder ali, debaixo das raízes. Ele correu em direção à árvore, mas quando chegou perto, ele se surpreendeu. Ele viu três animais que ele nunca tinha visto antes. Eles estavam encolhidos e tremendo, com medo do fogo.

 

Um deles era uma cobra, que tinha a pele verde e amarela. Ela era longa e fina, e tinha os olhos vermelhos. Ela se chamava Sibila.

 

Outro era um calango, que tinha a pele marrom e cinza. Ele era pequeno e ágil, e tinha a cauda comprida. Ele se chamava Ligeiro.

 

O último era uma preguiça, que tinha a pele cinza e branca. Ela era grande e lenta, e tinha as unhas longas. Ela se chamava Preguiça.

 

Bolinha ficou com medo dos três animais. Ele achou que eles fossem perigosos ou malvados. Ele pensou em fugir, mas ele não tinha mais forças. Ele caiu no chão, exausto.

 

Os três animais viram Bolinha e ficaram curiosos. Eles nunca tinham visto um tatu antes. Eles se aproximaram dele e perguntaram quem ele era.

 

- Eu sou o Bolinha, um tatu - ele respondeu, com a voz fraca.

 

- O que você está fazendo aqui? - perguntou Sibila.

 

- Eu estou fugindo do fogo - ele disse.

 

- Nós também - disse Ligeiro.

 

- Você quer se juntar a nós? - perguntou Preguiça.

 

Bolinha ficou surpreso com a pergunta. Ele não esperava que aqueles animais fossem tão gentis e amigáveis. Ele sentiu uma ponta de esperança e gratidão. Ele aceitou o convite e se aconchegou entre eles.

 

- Obrigado - ele disse.

 

- De nada - eles disseram.

 

Eles se abraçaram e se aqueceram. Eles conversaram sobre suas vidas e seus sonhos. Eles descobriram que tinham muito em comum. Eles se tornaram amigos.

 

Capítulo 3: O Herói

 

Enquanto os quatro amigos se divertiam, o fogo continuava se aproximando. Ele já estava quase alcançando a árvore onde eles estavam. Eles não perceberam o perigo, até que ouviram um estrondo. Era um galho que tinha pegado fogo e caído no chão.

 

Eles se assustaram e olharam para cima. Eles viram as chamas lambendo as folhas e os frutos da árvore. Eles sentiram o calor e o pavor. Eles sabiam que tinham que sair dali, mas não sabiam como. Eles estavam cercados pelo fogo.

 

- O que vamos fazer? - perguntou Sibila.

 

- Não sei - disse Ligeiro.

 

- Estamos perdidos - disse Preguiça.

 

Bolinha também ficou com medo, mas ele não se deixou abater. Ele lembrou que tinha feito novos amigos, e que não podia abandoná-los. Ele lembrou que tinha uma habilidade especial, que podia ajudá-los. Ele lembrou que era um tatu, e que podia cavar.

 

Ele teve uma ideia. Ele disse aos seus amigos:

 

- Eu tenho um plano. Eu posso cavar um túnel por baixo da terra, e levar vocês até um lugar seguro. Vocês confiam em mim?

 

Os três amigos ficaram impressionados com a coragem e a inteligência de Bolinha. Eles confiaram nele e aceitaram o plano. Eles disseram:

 

- Sim, nós confiamos em você. Você é o nosso herói.

 

Bolinha se sentiu feliz e orgulhoso. Ele começou a cavar com as suas garras, abrindo um buraco no chão. Ele pediu aos seus amigos que o seguissem, entrando no buraco. Eles obedeceram e entraram no túnel escuro e úmido.

 

Bolinha cavou e cavou, sem parar. Ele guiou os seus amigos por baixo da terra, evitando as raízes e as pedras. Ele sentiu o cheiro da fumaça diminuindo e o ar ficando mais fresco. Ele sabia que estava se afastando do fogo.

 

Depois de um tempo, ele viu uma luz no fim do túnel. Ele se aproximou e viu que era a saída. Ele saiu do buraco e viu que estava em uma clareira, longe da floresta. Ele viu o céu azul e o sol brilhando. Ele viu a grama verde e as flores coloridas. Ele viu um riacho cristalino e alguns pássaros cantando. Ele viu um lugar seguro e bonito.

 

Ele chamou os seus amigos e disse:

 

- Chegamos! Estamos salvos!

 

Os três amigos saíram do buraco e viram o que Bolinha tinha visto. Eles ficaram maravilhados e aliviados. Eles agradeceram a Bolinha e disseram:

 

- Você é incrível! Você nos salvou! Você é o nosso herói!

 

Bolinha se sentiu feliz e orgulhoso. Ele abraçou os seus amigos e disse:

 

- Você são incríveis! Você são meus amigos! Você são meus heróis!

 

Eles se abraçaram e se alegraram. Eles tinham escapado da queimada. Eles tinham encontrado novos amigos. Eles tinham vivido uma grande aventura.

 

Fim

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 19/09/2023
Reeditado em 19/09/2023
Código do texto: T7889546
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.