O outro lado da Liberdade.

Havia uma vez, em tempos distantes e inescrutáveis, um homem cuja existência era amarrada à servidão, sua alma subjugada pela crueldade dos que o consideravam mero instrumento de trabalho. A corrente que aprisionava seu ser era feita não só de ferro, mas de desdém e desumanidade, forjada por mãos insensíveis que viam nele apenas um objeto de exploração.

Mas um dia, sob o manto da noite e o manto do medo, ele rompeu os grilhões da opressão e fugiu para longe dos flagelos do trabalho forçado e das humilhações implacáveis. A liberdade, contudo, não se revelou como ele a imaginara em seus mais ousados devaneios. Nas ruas, ele caminhava como uma sombra esquecida, uma nota dissonante na sinfonia da indiferença humana.

Uma cena o açoitou com a lembrança de sua dor passada: um nobre, em sua opulência, alimentando seu cão enquanto o prendia por uma coleira. A visão o transportou de volta às memórias de sua própria prisão, onde sua comida era ração e sua cama, uma enxerga infestada por ratos, enquanto a chuva martelava impiedosamente o telhado de palha. Seus olhos, outrora embotados pela necessidade de sobreviver, agora vertiam lágrimas silenciosas, testemunhas mudas de sua angústia.

Os dias passaram, implacáveis como carrascos, e a fome, afiada como uma foice, abateu-se sobre ele. Com voz trêmula, ele suplicou por migalhas de alimento, e apenas as sobras, indesejadas por outros, foram suas. Foi então, em sua busca incessante por uma liberdade que se esvaía como a areia entre os dedos, que ele encontrou o mar.

O oceano estendia-se diante dele, vasto e imensurável, uma metáfora de sua própria existência. Assustado e desesperado, ele correu pela praia como um fugitivo perseguido, até que, num momento de clareza, divisou os batedores com seus cães farejadores, os arautos de sua captura iminente.

Olhando mais uma vez para o mar, não viu apenas o fim de sua jornada, mas uma promessa de algo maior do que a liberdade fugaz que buscara. Com uma calma serena, ele se ajoelhou na areia, erguendo suas mãos magras e calejadas para o céu, e recebeu com resignação e amor as algemas que um dia considerara sua sina. Pois compreendeu, enfim, que sua verdadeira libertação residia não na ausência de correntes, mas na aceitação de seu destino com dignidade e paz. E olhando para o horizonte entendeu que seu sofrimento era como aquele oceano, não tinha fim.

Alexandre Tito
Enviado por Alexandre Tito em 09/05/2024
Código do texto: T8059650
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.