Os três ricos

Não: muito, muito mesmo ricos.

A vida é mistério, a morte também.

Aconteceu que, morre três jovens moços bem famosos, de nacionalidades diferente, não sei porque partem para a outra vida no mesmo dia, na mesma hora. Ricos, de bem com a vida, (o modo de dizer) causava inveja em muitos mortais.

Chegando lá, O Céu? Difícil de decifrar esse negócio do sobrenatural, só sei que os três estavam na em frente ao grande portal. Havia gente que não acabava mais, quer dizer almas em grande quantidade. O comentário era geral:

--- Eles não entram,

--- Não entram porque?

--- Sê não viu aquela frase: mais facil um camelo passar no buraco de uma agulha do que um rico entrar nos reinos dos Céus? E eles ali são bem ricos e põe riqueza nisso!...

Tinha um filósofo por perto e deu a sua versão, quer dizer explicação:

--- Vocês estão falando besteiras, as pessoas podem ter muito dinheiro, poder, no caso deles muita fama, mas não devem se vangloriar disso, isto é tem muito rico e famoso que possuem a simplicidade de uma criança recém nascida e tem tanto pobre orgulhoso parecendo que tem um rei na barriga.

E parece que todos os três escutaram tanto a defesa quanto a acusação e começaram as confissões, o primeiro disse:

--- É, eu ganhei dinheiro pra burro sô, mas dividi com muita gente, é casa de caridade aqui é casa de caridade ali. O meu dinheiro mantem infinidades de instituições, no meu país se muitas pessoas fosse depender do governo, nossa! Mãe, morriam secos e esfarrapados. Já meti o pé em muita gente, alguns de meus adversários tive vontade até de matar, mas só por alguns segundos, já teve alguns que pedi perdão várias vezes.

Veio a confissão do outro:

--- Ah! Meu colega, amigo e irmão falou tudo que eu faço também, sou novo e rico pra caramba, ajudei muita gente do meu país e de outros também, tomei butinadas e murros muito além, chinguei várias vezes, apesar de ter fama de bonzinho, quis matar muitos adversários, mas sempre pedi perdão e perdoei também.

Aí veio a confissão do outro rico:

--- Nossa! Esses meus coleguinhas tanto na riqueza e profissão falaram tudo que fazem com a riqueza como eu também faço com a minha, ajudar os outros e meus patrícios é comigo mesmo, tenho fama de bonitão, sou caçado pra caramba pelos meus adversários, machucado muitas vezes, chorei de raiva infinidades de vezes, mas perdoei. Me coroaram muitas vezes mas nunca me vangloriei, quer dizer, algumas vezes...

Se escutou uma voz esplendorosa no portal:

--- Deixe-os entrar, pelo menos na humildade demostraram ter.

Aí entraram no Paraíso:

Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo.