O MISTÉRIO DAS DIABLADAS
No ano de 1970 passei mais de meio ano nas regiões da Bolívia e do Peru e lá pude desfrutar das suas riquezas culturais... visitei as ruinas de Pachacamac... apreciei as espécies de totens andinos cujos ancestrais deixaram uma grande riqueza para ser visto pelas pessoas que visitam estas regiões - eu admiro as esculturas místicas pelas suas crenças nas religiões e também pelo mistério envolvente.
Visitei o maior centro religioso na cidade de Oruro situado na Bolívia donde é rica em suas apresentações do carnaval representando As Diabladas com fantasias usando máscaras representando demônios que remetem a uma forma de teatro e desfilam em várias cidades. Suas origens representam o mal contra o bem, baseado nos relatos vindo do Antiplano Andino, onde a força era oriunda do Deus Uru que abitavam os lagos e cavernas. Esta seria uma resenha da história, mas eu queria saber das histórias dos componentes das Diabladas que normalmente estavam mergulhados em piscos, que seria as aguardentes forte usadas para enfrentar as grandes caminhadas e desfiles dos carnavalescos.
Como faço coletâneas de fatos verdadeiros ou imaginados perguntava a alguns Diablados o que daria a origem das suas festividades? Obtive vários relatos, mas vou citar um deles depois do cortejo ter passar por nós... assim ele se expressou: >
 “Nossos antepassados faziam festas na cidade de Oruro ode o consumo de pisco era livre e todos bebiam até perder a noção da realidade daquilo que não é real... e nas suas danças acompanhadas de tambores e flautas apareciam demônios dançando junto com eles, que os estimulavam a melhorar as suas orgias dançantes e continuar a tomar mais pisco... Por  muitas noites foi assim. Depois de  todos cansarem e dormirem, os visitantes também desapareciam. Mas um componente da tribos querendo dar mais alegria as festas, iniciou a confecção de máscaras usando rostos do capeta... para depois continuar com as vestimentas dando maior conteúdo aos seus propósitos. Aquelas que viam os capetas tinham a impressão de que eles faziam parte da grupo... que ficava maior em números de participantes. O grupo com máscaras e indumentárias iniciaram as suas saídas pela cidade estendendo-se a outras províncias da Bolivia” 
Então eu perguntei! Era só o grupo de vocês, como eu vi hoje... ou vinha os representantes do capeta juntos?  “Bem! Isso não posso responder... são muitos componentes e todos com vestimentas parecidas... Não sei. Não sei mesmo.” É um mistério que ainda continua com alguns dos componentes dos  “Las Diabladas.“         
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 11/04/2018
Código do texto: T6305413
Classificação de conteúdo: seguro