A TERRÍVEL COROA DE FERRO

Dois homenzarrões brutamontes e violentos empurraram o idoso para o porão escuro, derrubando-o sobre si mesmo. O pobre coitado gemeu de dor, doendo-lhe os braços virados para trás e as mãos amarradas, a cabeça coberta por um capuz de cor preta e o corpo inteiro coberto somente pela vileza de uma cueca amarrotada e suja.

Sem retirar o capuz, o tempo inteiro em silêncio enquanto a vítima se contorcia de dor, os energúmenos abriram uma caixa e de lá tiraram uma horrenda coroa feita de ferro com um fecho para abarcar a cabeça e ter seu fecho abaixo do queixo. Indiferentes aos gemidos e reclamos do idoso aprisionado, agarraram o infeliz e lhe puseram a coroa de ferro, cerrando-a abaixo da mandíbula inferior com um pequeno cadeado.

Nenhum dos movimentos feitos pelo prisioneiro enquanto se debatia para que não lhe colocassem a coroa de ferro, nem seus lamentos, clamores e gemidos comoveram os algozes. Em poucos segundos, seminu, o corpo todo dolorido, algemado e abatido, a coroa de ferro adornava sua cabeça causando sofrimento e agonia ainda mais insuportáveis.

Trabalho executado, o indefeso idoso manietado, usando apenas uma cueca suja, um capuz preto e sobre ele , agora, também uma coroa de ferro, os dois gigantes musculosos impiedosos abandonaram-no no chão escuro, saíram, trancaram a porta de madeira grossa e se foram. Sem dizer uma só palavra.

O que fora aquilo? Havia ordem judicial a ser cumprida, algum processo em andamento com veredito final, no qual todos os recursos usuais tivessem sido rejeitados? Mas em pleno século vinte e um davam tratamento medieval a um preso, mormente sendo este idoso e completamente indefeso? Qual a razão de nele porem uma coroa de ferro e abandona-lo à míngua num porão certamente ferido, imundo e escuro agonizando sob dores atrozes?

Não havia explicação, se culpa ele tinha não fora formalizada, se a sentença em última instância determinava sua prisão, por que algemado, seminu, com um capuz e sobre este uma coroa de ferro? O que estava acontecendo com a Lei, a Ordem e a Justiça? Quem estava usando uma coroa de ferro comprimindo suas têmporas, preso sem saber por que, sofrendo, quase nu e tomado de dores não sabia responder.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 13/01/2023
Reeditado em 14/01/2023
Código do texto: T7693853
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.