NATAL DA VOVÓ

NATAL DA VOVÓ

Quando as cigarras cantavam e o calor começava ,era sinal que o natal estava chegando.

A casa da vovó quando ela era pequena, tinha telas na janelas para não entrar mosquitos e de noite ficava bem fresquinho.tinha um ventinho muito bom da rua.

Não tinha ar condicionado,nem ventilador mas acho que não era tão quente como hoje em dia.

A árvore de natal era montada no dia 24 de dezembro.

Era um pinheiro natural cortado e colocado em uma grande lata,colovam barro para ele ficar verdinho por mais tempo.

Era enfeitado com bolas de natal que tinham que ser bem cuidadas porque quebravam muito fácil,e flocos de algodão que imitavam a neve,e as velinhas eram colocadas nuns suportes que pareciam pequenos castiçais,e elas eram acesas na hora de cantar” Noite Felíz.”

O presépio era muito caprichado,tinha casinha do menino Jesus,estradinha ,pastinho para os animais , tudo com muita barba de velho que era colhido de umas árvores .Um espelho cercado de pedrinhas imitava um pequeno lago.

Debaixo do pinheiro, sempre tinha algum presentinho. Pouca coisa, é verdade mas já era uma felicidade.No natal também tinha uns bolachões de doce de mel com carinha de Papai Noel, e tinha também refrigerante côr de rosa.

Não era gelado era só fresquinho porque era colocado numa vasilha com agua fria.

E o cheiro do Natal até hoje é sempre igual:uma mistura de grama cortada e de terra recém capinada,porque o jardim tinha que estar bem bonito para este dia especial.

A casa tinha cheirinho de cera e o chão brilhava.

Vovò espiava por baixo da porta para vêr o pinheirinho.Não dava para vêr nada ,mas eu juro que os sininhos do Papai Noel eu escutava.

A vovó já foi criança , vocês podem acreditar.

Também dava pulinhos de alegria antes do Papai Noel chegar.