FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

Fernando apreciava seu visual despojado ao olhar-se no espelho. Havia muito tempo que não se vestia assim (era só terno e gravata): Jeans básico e uma polo uva, de grife, que comprara especialmente para a festa de confraternização da empresa.

Nada poderia dar errado! Afinal, o Diretor-Presidente compareceria; e acompanhado dos quatro filhos! Batalhara muito por aquele cargo de Gerente e estava disposto a defendê-lo a todo custo!

********************

Chegou bem cedo ao evento, precisava acompanhar a organização. Chico, o encarregado de serviços gerais, veio ao seu encontro pedindo instruções. Fernando, cheio de vaidade, falava com o subalterno como se, de fato, fosse humanamente superior a ele.

Passadas algumas horas, os outros funcionários todos presentes. Chegaram, finalmente, os Diretores: o Diretor Administrativo, com esposa e filhinha de dez anos, o jovem Diretor de Marketing, acompanhado de sua mãe, e o Diretor-Presidente, com seus quatro filhos, que gozavam as aventuras da casa dos vinte, como Fernando.

O cortês Gerente, de pronto, foi recebê-los com toda a pompa e glória merecidas!

Muito whisky para a alta estirpe, muito uísque também para os empregados e familiares, que no entanto, preferiam cerveja. E assim transcorreu a festa, sem maiores imprevistos. Ao final, as "celebridades" cumprimentaram o genial Fernando, esquecendo-se de que com ele, havia uma equipe afinadíssima. E o promissor Gerente não fez questão nenhuma de lembrá-las...

Fernando já estava exausto! E teria que ficar até o fim, juntamente com Chico, para arrumar tudo e entregar o salão de festas da empresa intacto. Não deveria restar nenhum vestígio da “confraternização” no dia seguinte. Ainda bem que quase todos já haviam se retirado. Faltavam os quatro filhos do Diretor-Presidente, que já alterados, convidaram-no a tomar algum para relaxar. Por tratar-se de gente tão importante, nosso rapaz não teve como negar. Afinal, em seu raciocínio entorpecido, uma amizade mais íntima poderia vir a calhar! E pôs-se a beber com os outros garotos. Bebeu, bebeu, bebeu muito!

Tiveram a ideia de tirarem fotos pelo celular. Mas ironicamente, todos os aparelhos estavam com bateria descarregada! Foi então que Fernando chamou Chico, já com a língua enrolada, de tanto whisky:

- Ô, mané? Cê teria um celular que tira foto, aí?

Chico prontamente emprestou o aparelho. O Gerente tratou de humilhá-lo:

- Eu não sabia que manés tinham celulares sofisticados assim! Pra que? Pra tirar fotos dos jacarezinhos da sua casa? E eles ainda dizem que são iguais à gente, rapazes!

Todos caíram na gargalhada. Chico apenas disse baixinho, quase para si:

- Vocês estão muito bêbados...

Os filhos do Diretor começaram a pedir que Fernando fizesse as poses mais ridículas: andasse de quatro, colocasse a língua à mostra, colocasse as nádegas à mostra! Ele, completamente embriagado, obedecia a tudo...

Satisfeitos, devolveram o celular a Chico, combinando “descarregarem” as fotos posteriormente.

********************

Manhã seguinte. Cabeça explodindo! Corpo em frangalhos! A cada flash de memória que o atacava, Fernando gemia de vergonha. Como voltar à empresa? Como encarar todo mundo? Àquela altura, tudo já estava perdido! Mas fugir seria pior! Levantou-se num ímpeto e foi para o banho...

Chegando lá, cabisbaixo, entrou em sua sala e viu pela janela os filhos do Diretor conversando com Chico! É, estava arruinado! Tantos planos, meu Deus! Tudo pelo ralo. Em seguida, percebendo que os rapazes saíram, imediatamente, chamou o encarregado de serviços gerais:

- Pois não, senhor gerente?

- Obrigado por organizar o salão. Você já entregou as fotos para eles?

- Não. Eu as excluí.

O Gerente, com um nó na garganta e tremendo muito, com dificuldade, perguntou:

- Por que você fez isso?

E a resposta abalou profundamente todas as estruturas emocionais e morais de Fernando!

A resposta?

A resposta:

- Porque você é meu semelhante. E eu respeito meus semelhantes.

Marco Aurelio Vieira
Enviado por Marco Aurelio Vieira em 16/12/2010
Reeditado em 17/07/2011
Código do texto: T2674663
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.