FOLHAS DE DEZEMBRO - O JESUS DE MIRIAN

Chovia fino e a noite era fria naquele reduto do Centro do Rio. Em meio ao amontoado de gente, Mirian sorria e gemia reagindo a dor. O "barrigão" de nove meses paralisava o tempo e provocava o incômodo.

Há muito vivia naquela praça. Desde os primeiros anos da adolescência vivia a dependência das drogas. Com o passar do tempo, nem sempre tinha como comprar, assim aprendeu a se vender e foi assim que engravidou.

Uma "pontada" a trouxe de volta ao presente. Pensou na mãe. "Dona" Minervina. Chorou baixinho ao lembrar daquela que muitas vezes tentou resgata-la daquela vida. Lembrou do rosto da velha senhora e da lágrima que brotava nos olhos dela quando ouviu: "Não vou mãe. Quero ficar". De repente mais uma pontada e agora um grito que chamou a atenção dos outros. Gerome, um jovem também raquítico se aproximou e assustado alertou: "Cara, a mina tá tendo neném". Os outros se aproximaram. Foi quando "Vadia", uma menina que também fazia parte do "jardim" tomou a iniciativa e ordenou "Se afastem!" Abriu as pernas de Mirian e disse: "Força". Sem muita escolha, Mirian passou a fazer a tal força e os que estavam em volta passaram a torcer com a palavra de ordem: "Força!". "Vadia" olhava para o "centro" e depois para o rosto de Mirian: "Força amiga!" disse com ternura, mas Mirian se sentia fraca e pensou por um momento em desistir. Tentava respirar, mas a agonia a impedia. Aos poucos foi perdendo os sentidos até que ouviu um burburinho e abriu os olhos com dificuldades. Foi quando viu, em meio ao "entulho" de gente que a rodeava uma forte corrente humana. Um de mão dada com o outro. Logo depois, uma voz fraca distorcida começou: "Pai Nosso que estais nos Céus; Santificado seja o Seu Nome...". A oração aos poucos passou a ter eco. Mirian sentiu uma força estranha brotar do interior e decidiu "acordar" e mesmo sem poder, fez mais força até que... Um choro de criança foi ouvido.

Uma forte celebração aconteceu. Muitos agradeciam a Deus. Outros se abraçavam. "Vadia" protegeu o pequeno ser em folhas de jornal e entregou a mãe. Mirian sorriu ao ver o rosto lindo do menino.

"Hoje é Natal" disse "Vadia" - "Qual o nome que você escolheu para o seu filho?" Perguntou... "Jesus" respondeu a mãe, abraçando o pequeno ser.