ACONTECEU NO NATAL

Valdo chegou a casa, encontrou a esposa Vera. Depois de um momento, perguntou:

- Onde ela está?

- Brincando no quintal.

- Explicou a situação?

- Sim, mas...

Neste momento, Brenda, a filha do casal entrou correndo na sala e abraçou o pai.

- Papai, é hoje! Hoje é Natal e o Papai Noel vai trazer a boneca dos sonhos... É hoje!

Valdo olhou para a esposa, sorriu para a filha e disse:

- É filha, é hoje.

Logo depois, Valdo saiu sem saber o que fazer.

O desemprego, a doença da mãe e a incerteza do amanhã nutriam os pensamentos daquele chefe de família. O dinheiro que tinha no bolso naquela manhã de 24 de dezembro, era o que manteria a família por mais uma semana. O que fazer com o pedido da única filha?

Parou em frente a vitrine da loja de presentes. Olhou até que viu a tal Boneca dos Sonhos. No bolso, R$ 180,00; o preço da boneca: R$ 180,00.

“O que fazer?”. Um choro sentido brotou nos olhos do homem. “O que fazer?”... “Está se sentindo mal?” Ouviu. Olhou para o lado e viu o senhor, meia idade, olhar profundo... “Não” respondeu limpando os olhos. “Como os brinquedos estão caros” Ouviu... “Imagino um pai desempregado, diante de toda essa carga comercial. Deve ser muito difícil”; “Se é...” Disse Valdo; “Fazer o que? Se hoje tudo é comércio?” continuou ouvindo; “Chorar” respondeu instintivamente... Houve um silencio... Até que o homem disse: “Desculpe-me, mas parei aqui, por que reparei você chorando”; “Engano seu...”; “Não me pergunte meus motivos, mas reparei que o senhor olhava para aquela boneca” Disse o homem apontando; “Creio que não possa comprá-la, deixe-me ajuda-lo” e sem esperar a resposta, entrou na loja, comprou a boneca, e a trouxe. Em silencio, entregou o brinquedo a Valdo que surpreso não sabia o que fazer, a não ser um “Obrigado” enquanto a figura se distanciava.

O homem virou a esquina, parou e voltou o seu olhar para observar Valdo que beijava o pacote enquanto andava em passos largos. O tal homem, sorriu e continuou sua caminhada, em busca de outros “Valdos” em outras vitrines.

Coisas do Natal.