Natal brasileiro e sustentável

Narrador: Diante de uma imensa TV dois olhos vidrados mal piscavam.É um menino com cara redonda,olhos grandes,boca pequena,dentes miúdos.Mas com potencial de demolir a casa com o seu grito ardido,ensurdecedor.

Menino: - Pai! Mãe! Paaaaai? Mamamãeeee?

(Responde uma voz aguda e aborrecida)

- O que é?O que é, moleque?

Menino: - Já escolhi o meu presente de Natal! Quero o brinquedo novo que eu vi na TV.

(Troca de cenário. Retiram-se a TV e o menino. O segundo cenário consiste em uma área de floresta e perdura até o encerramento da peça ).

Narrador: - Mais ágil que um gavião, mais arisco e desconfiado que um lobo-guará, o Saci Pererê surge no ressonar de um assovio.

Saci: - Alguém falou em brinquedos?Quem quer brinquedos novos?Eu quero!Eu quero novos brinquedos para quebrar. Adoro fazer travessuras com os outros. Eia!

Narrador: Ao ouvir as maléficas intenções do Saci, aproxima-se o Vovô Índio, representante das escassas tribos da Mata Atlântica do nosso país, cofiando alguns poucos fios de barba branca.

Vovô Índio: - Saci, meu filho, não é esse o espírito de Natal.

Saci: - Espírito de Natal?Cruz credo!Ai, que eu morro de medo de espírito e assombração!

Vovô Índio: - Não, Saci, meu filho. Não é esse o espírito natalino. Eu me refiro a um bom espírito que deve estar presente em cada um de nós, repleto de paz, de amor ao próximo, respeito à natureza e amizade.Esse espírito foi a melhor coisa que o homem branco já criou.Por isso, não podemos quebrar brinquedos só para chatear os outros.(Responde o Vovô Índio calmamente).

Saci Pererê: - Já seeeeeei! Já que eu não posso quebrar, quebrar, quebrar, quebrar o certo é comprar, comprar, comprar,comprar como fazem todas as outras crianças!Eia!

Vovô Índio: - Mas Saci, só comprar, comprar e comprar brinquedos e presentes novos também não é o espírito de Natal!

Saci: - Eita espiritozinho complicado, hein? (Diz olhando para a plateia)

Vovô Índio: - Na minha tribo, por exemplo, os pais não compram nada para os filhos. Ensinamos as crianças a construírem os instrumentos de que elas precisam para sobreviver. .Assim como tiro o sustento da terra, uso essas mesmas mãos(ele exibe as duas mãos para a plateia)para confeccionar bolas,petecas e tantas outras coisas.(Nesse momento o cenário pode ser invadido por petecas e afins, os quais poderão ser arremessados contra o Saci que deverá esquivar-se de maneira cômica, gritando “Ui,ui”).

Saci: - Então o senhor é o quê?Não vai me dizer que é o Papai Noel.......

Vovô Índio: - É... (O Vovô Índio tenta dizer algo, mas é interrompido pelo Saci).

Saci: - Mas o senhor não tem cara de Papai Noel. Cadê o gorro vermelho?E desde quando Papai Noel anda quase pelado? (Dá uma gargalhada)

Vovô Índio: - Ora, ora, menino....(Diz o vovô,um pouco tímido).

Saci: - Não caio nessa não, amigo!E essa barbicha branca? É tão pequena que mal dá para se fazer uma trança........

Vovô Índio: - É por conta do calor, menino. É por conta do calor que faz no Brasil que quase não tenho barba! Agora deixe de travessura, pois já lhe disse: aborrecer os outros não é ter espírito de Natal. Mas você parece não ter jeito!Não entende nada mesmo sobre o Natal.

Enquanto o Vovô Índio dava as costas para o Saci, ele acaba surpreendido por um velho mulato, de porte atlético e abdome musculoso, camiseta regata amarela, calção de praia e um gorro verdes.No rosto bronzeado um sorriso largo e um tufo de barba branca.Nos pés,um par de tradicionais havaianas.

- HO, HO, HO. Alguém falou em Natal? Eu adoro o espírito de Natal!

Saci: - Pronto! Lá vem outro dizer que é o Papai Noel. Ai, meu Deus, só tem doido nessa floresta!

- E na cidade também. Na floresta ou na cidade ninguém acredita que eu seja o Papai Noel! Vocês é que são doidos (aponta para o saci e para o público) por não verem que eu tenho as cores do Brasil: o verde da nossa mata, o amarelo das nossas riquezas..... sem falar que aquela roupa vermelha quase me mata de tanto calor.Ufa! Doido eu seria se me vestisse como os Papais Noéis do Polo Norte...

(Pausa)

Papai Noel chega mais perto do Saci Pererê.

Papai Noel: - Então não duvide, criança! Eu sou o Papai Noel (Responde com entusiasmo o velho mulato). Você tem que concordar, Saci, onde eu arrumaria quatro renas para me ajudar a puxar o trenó aqui no Brasil?Como eu entraria pela chaminé das casas se ninguém aqui tem chaminé na casa?Acaso, as crianças da plateia vivem na neve?Ou alguém aqui já ficou cara a cara com um urso polar? HO, HO, HO!

Saci: - Até que faz sentido.......

Papai Noel: - É claro que faz sentido. A criançada pode nunca ter visto um urso polar, mas com certeza já viu um pica- pau, um beija-flor,uma garça ou até mesmo um teiú ou uma capivara.Agora se ninguém nada disso tiver visto,eu até sugiro uma visita aos parques ecológicos,que tal o Varvito? (O Papai Noel diz olhando para a plateia).

Saci: - O senhor realmente conhece muita coisa do Brasil, seu Papai Noel!Ui que eu estou pasmo!

Papai Noel: - Não só conheço o Brasil como amo as maravilhas do nosso país!Passo tanto calor no Natal que todo ano faço torta de cupuaçu e sorvete de açaí com as frutas que eu trago lá da Amazônia.

Vovô Índio: - Sem falar das frutas aqui da Mata Atlântica que cada um pode plantar e colher pertinho de casa. Que tal um suco de uvaia, de goiaba ou de pitanga bem gelado?He! he!

Saci: - Uau! Não é que esse cara parece ser mesmo o Papai Noel?

Papai Noel: - Sim, sim, sim. Ho, ho, ho! Além disso, aprendi o verdadeiro significado do espírito natalino.

Saci: - Já sei!Já sei! Espírito de Natal não é só comprar presente nem arrumar confusão.

Papai Noel: - Isso mesmo, Saci. Mas agora encontrei um nome incrível para o espírito de natal.

Saci e vovô Índio: - Qual é, qual é, Papai Noel?

Papai Noel: - Tan tan tan taaan! (tom de mistério). O nome da palavra é SUSTENTABILIDADE.

Saci: - Eita, que palavra difícil!

Papai Noel: - Calma, calma, pessoal, pois eu explico. Vocês verão que não é tão difícil de entender assim. SUSTENTABILIDADE é cuidar da natureza como o Vovô Índio faz e fazer o que o Saci disse. Pois quem ama a natureza não pensa só em comprar presente e muito menos em arrumar confusão com os amiguinhos.

Vovô Índio: - Mas você ainda não explicou para a garotada o que é SUS...sus...(O vovô gagueja um pouquinho para pronunciar)

Papai Noel: - SUSTENTABILIDADE! Como eu ia dizendo, Sustentabilidade significa usar os recursos da natureza como a água, a madeira, os minerais até mesmo para confeccionar brinquedos, mas sem deixar de pensar no bem estar dos outros. Temos que nos preocupar com as crianças que ainda vão nascer, com os filhos de vocês (aponta para a plateia).Quem é solidário cuida do meio ambiente e da saúde daqueles que ama.

Saci: - Ora, eu também quero pensar nos outros, Papai Noel. Quero ver a minha cria aprontando por aí, mas sem quebrar os brinquedos dos outros, é claro. Eia,que eu gostei desse negócio de SUSTENTABILIDADE.Afinal,comprar e quebrar brinquedos sem necessidade só gera desperdício e mais lixo para o Meio Ambiente.

Vovô Índio: - Você está certo, Saci. Será que a criançada da plateia já se perguntou para onde vão as embalagens e os presentes quando ficam velhos?

Pausa para o vovô tossir um pouco.

Vovô Índio: - Os presentes velhos ou quebrados, crianças, acabam reduzindo a vida útil dos aterros da cidade ou poluindo calçadas,ruas e rios.Vejam só o rio Tietê!!!Que judiação! Quanto lixo jogaram no nosso rio!

Papai Noel: - Sem falar no petróleo que o homem usa para fazer os brinquedos de plástico. As pessoas se esquecem que grande parte dos recursos naturais podem se esgotar.Portanto,o primeiro passo para ser sustentável é ser solidário e aprender a economizar.

Saci: - Está bem, está bem!Não vou mais quebrar os presentes de ninguém. Quero reduzir a quantidade de lixo que jogamos no Meio Ambiente. Também não vou comprar presente nenhum nesse Natal.Por favor,por favor, Papai Noel, me deixa ser sustentável como vocês??(O saci parte para cima do Papai Noel e tenta agarrá-lo).

Papai Noel: - Ora, é claro que você pode ser sustentável, Saci.E tem mais.Você não precisa ficar sem presente de Natal.Afinal,toda criança tem o direito de brincar.Então eu trouxe um brinquedo sustentável para você(Opção livre para qualquer brinquedo feito com recicláveis).

Saci: - Oba!Oba!Amei o presente, Papai Noel!

Papai Noel: Que bom!Que bom! Você acredita que esse material ia para o lixo?Então resolvi reutilizá-lo, ou seja, usá-lo de novo. Esses materiais que podem ser utilizados várias vezes chamam-se recicláveis. São eles o papelão, os vidros, as garrafas de plástico e tantos outros. Com esses materiais recicláveis e com um pouco de criatividade criei um brinquedo novo.

Vovô Índio: - Então que tal fazermos uma feira de brinquedos?Assim economizamos os recursos da natureza e ninguém fica sem presentes novos!

Saci: - Boa ideia, Vovô!

Vovô índio: - Quem diria que até o Saci poderia ajudar a salvar o planeta....he! he!

Papai Noel: - E ajudar o planeta não significa deixar de ter brinquedos nem passar necessidades. O povo brasileiro é amigável, solidário,mas gosta de aproveitar a vida.Nós podemos curtir praia,Carnaval,futebol e até música clássica,só não podemos nos esquecer que Sustentabilidade é também cuidar da vida dos outros(mas sem fazer fofoca he he) é cuidar das plantas,dos animais e pensar no presente que sempre ruma para o futuro.Pensem nisso e tenham um Natal Consciente! Feliz Natal! HO HO HO!

Arigoela Bastos
Enviado por Arigoela Bastos em 26/12/2012
Reeditado em 27/12/2012
Código do texto: T4053153
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.