Véspera de Natal

Antonio é um garoto de 11 anos, alegre que vive correndo ao encontro dos amigos para brincar de jogar bola, soltar pipa, nadar e pescar no rio perto de casa... enfim, brincadeiras costumeiras de garotos de sua idade.

Hoje é véspera de Natal. Ele acompanha os movimentos da sua mãe na cozinha preparando o café e pensa na grande tristeza de seu rosto e sabe a razão. Esse será o segundo ano que haverá uma grande festa de natal como antigamente acontecia em sua casa, quando seu pai e sua avó ainda viviam com eles e vinham tios e primos para cear com eles. A mãe hoje vive de lenço no bolso secando lágrimas que insistem em cair, principalmente nesta época do ano. Eles tem vivido modestamente ultimamente, com poucos recursos, e por isso, não haverá na ceia de natal nem castanhas, nem avelãs, nem nozes, nem presentes - mas haverá rabanadas, que é o que ele acha mais gostoso - ah! as rabanadas da mãe! não existe igual! Não precisa mais nada, nem se importa por não recber de natal nenhum dos presentes caros comprados em lojas, porque afinal de contas existem os amigos para brincar com ele e compartilhar seus brinquedos - se quizer por exemplo dar uma volta numa bicicleta nova, não faltará quem lhe empreste uma... se quiser jogar video game, é só ir para a casa dos amigos ou dos primos jogar com eles - O importante agora é fazer sua mãe parar de chorar e sorrir, dizer-lhe que ela é a melhor mãe do mundo! Abraçá-la bem apertado, encher seu rosto de beijos lhe fazer cócegas. Passados alguns instantes de risos entre ambos, o filho diz para a mãe: Não se preocupe que eu vou estudar bastante para ser engenheiro no futuro e vou trabalhar e ganhar o suficiente para cuidar de você pelo resto da vida. Nunca iremos nos separar!

Esse é o seu presente de natal para ela: os seus sonhos!