O MENSAGEIRO DA ESPERANÇA

Essa história vai contar a vida de um rapaz chamado Thelso ( Teododo Celso), filho do síndico do prédio de Ipanema. Mário Celso e Marina sua atual esposa, mas a mãe de Thelso e Thaíssa morreu de Câncer no pâncreas. Thelso é irmão de Thaíssa que moram no hotel de Ipanema ( RJ) lá atualmente moram famílias como a de Leandro Coelho, irmão caçula de Luana Coelho. Moram também a família de Gustavo Manchas e de Pedro Malvás e Romualdo Terras. Todos sem ocupação. Fugiram da escola e foram procurar esconderijos como menores infratores. Acabando assim cometendo crimes levianos e hediondos. E nos últimos dias mudou para o prédio, um jovem brasileiro que morava em Israel , e seus pais morreram em um desses antigos confrontos que perduram durante anos, entre Israelitas e Palestinos. E seu tio fugindo de lá, pegou o garoto e o trouxe para o Brasil. O rapaz se chama Matheus Brobadack . Esse rapaz que poderia ser amargo, revoltado, pois na sua infância presenciou seus pais serem brutalmente esquartejado pelos palestinos. Até hoje, não entende, porque esses povos continuam em guerra. Mas se apega na Bíblia para viver em paz. E todos do prédio, não conseguem entender, o porque de tanta bondade, já que ele viu tanta tragédia, quando pequeno.

Thelso, vive-se culpando o pai pela morte da mãe. A irmã Thaíssa é rebelde. E não aceita situação financeira que vive. Todos ali, se sentem injustiçado, por uma coisa, ou por outra. Mas não tem idéia do que viver com medo de morrer, como em Israel.

O MENSAGEIRO

DA ESPERANÇA

Em um dia de sol, Matheus, vê Thelso e seus amigos roubando um relógio e o adverte. O faz devolver o relógio ao dono e revoltado Thelso diz: Você não me conhece, não sabe da minha vida. E esse responde: _ Você de nada sabe da vida moleque, você não viu, seus pais serem brutalmente assassinados na sua frente, nem por isso, comecei a roubar, ou matar, pois teria motivos muito mais fortes, para isso, você não acha?, nem por isso comecei a roubar. Jesus foi traído e nem por isso, tentou se vingar, não é você quem vai fazer isso. O garoto fingiu que não ouviu e sumiu. Mário viu o que Matheus fez: _ Muito bacana o que você fez Moleque!, como é o seu nome mesmo?. Meu nome é Matheus, responde o rapaz. Muito bem Matheus. Mas já não adianta, ele está perdido. E Matheus disse: Se o pai já pensa assim, o que eu posso fazer?.

E saiu. O tempo passa. Dias depois, a menina fica tão revoltada com o pai, que ao empurrar o velho, ele cai e bate a cabeça e desmaia. Matheus mais uma vez, presencia a cena e quando ela sai. Ele acude Mário Celso. Matheus chama ambulância e pede para que seu tio o acompanhe até o hospital. Este o fez.

No dia seguinte. Matheus vai visitar o síndico no hospital. Percebe que ele está mal e reza pela saúde dele. O velho passa a noite melhor. E Matheus do seu lado pergunta: Vocês possuem uma religião no prédio, na comunidade? E o Mário responde: Não. Então está na hora de se fundar. Mas como? O povo é chucro para essas coisas. Não tem problema. O prédio tem uma sala de reuniões?. Sim, mas é pequena. Não importa, o tamanho da sala, e sim a vontade das pessoas se reunirem em nome do senhor. Se mais de uma pessoa me ajudar em fazer se reunirem para orar em nome do senhor, outras vão ter vontade. O problema são os maridos, que vivem, chegando em casa bêbados e brigam com a mulher. Por qualquer motivo. E Matheus diz: Você pode me ajudar. Quando melhorar, eu vou tentar. Mas não garanto nada. Tudo bem!. Aceito a tentativa. Matheus continuava a orar pela melhora do síndico. E dessa vez, Mário escapa da morte.

Nas ruas, Thelso e sua turma continuam roubando e até que numa simulação de assalto com outro senhor. Thelso que escondia uma arma de fogo, atira forte contra o peito da vítima, foi morte instantânea. Os outros fogem, mas polícia, chega, minutos depois e prendem todos. Como são todos menores, vão para fundação casa, e dias depois, num vacilo de um dos guardas, conseguem fugir. Vão cometem outros crimes. E um tiroteio com os policiais, Romualdo é ferido gravemente e morre, horas depois.

Leandro Coelho, fica com medo de morrer, e resolve se converter. Então Luana, chama Matheus em seu aparte e fala: Meu irmão resolveu se converter, ajude-o. E Matheus pergunta: E onde ele se encontra. Ele está na fundação casa. Então Matheus foi até a fundação para tentar ajudar o rapaz. Foi recebido de forma hostil, pelos outros rapazes. Mas ignorou tudo. E todo dia, ia lá para rezar junto com o rapaz.

Os outros olham e ignoram. Isso acontece diariamente. No prédio, Mário consegue convencer as esposas de fundar uma comunidade. E eles reúnem toda semana na salinha, isto é os maridos resolverem acabar. Matheus enfrenta vários conflitos, ameaças, seu tio Orestes também enfrenta ameaças, mas permanece do lado do sobrinho, para manter o sonho de construir uma igreja e se tornar um bom pastor. Na salinha foi proibido as reuniões de culto ao Senhor. Mesmo com todos contra Matheus, o rapaz continuava lutando para ajudar as pessoas a se converter. Ia até a fundação todos os dias para ajudar Leandro. Até que um dos presidiários o fere com um punhal á cintura. O rapaz é levado á enfermaria. Lá é cuidado. Mas não desiste, continua indo. No dia seguinte, quando novamente se aproxima do portão da fundação, o segurança o avisa, que ele estava proibido de entrar. Ele diz para si mesmo. Não tem importância, não vou desistir do garoto. Se ele quer, a hora que sair da cadeia, ele irá me procurar.

Semanas depois, os pais de Leandro consegue uma liminar para trazer o filho de volta para casa. E Leandro vai receber as lições da bíblia, em sua casa. Até o pai do garoto, quando chegara bêbado em casa, viu o rapaz e proibiu de entrar em sua casa. Não estava sendo fácil lutar contra tanta gente. E Matheus quase desistindo falava: Senhor dái-me forças Senhor. E uma voz lhe diz: Matheus você lutou contra tanta gente, contra tantos percalços, vai desistir agora?. Mas Senhor!, é tanto problema, para uma pessoa lutar contra todo mundo, ao mesmo tempo. Lembre-se, o Senhor não dá um fardo maior do que as pessoas possam carregar. Você pode, você sabe. Aquilo o confortou e continuou dando forças para aquele continuasse ajudando as pessoas de alguma forma. Mário Celso lhe diz: Há uns dois quarteirões daqui, um prédio abandonado, que se a gente conseguir convencer a todas as famílias, no bairro, para ajudar fazer um mutirão, quem sabe não conseguimos reformar, fazer alí, uma capela? .

Fizeram todos os esforços para convencer os maridos daquele hotel, para ajudarem a construir a capela, mas era em vão, os maridos quiseram montar um clube de pôquer, fazer daquilo um antro de perdição. Thaíssa está nas ruas vendendo seu corpo. Marina, sua madrasta, ouve a notícia que corria aos arredores do hotel e passa mal. Matheus fica sabendo do ocorrido, e vai ao hospital, rezar pela saúde de Marina. A mulher resiste bem e sobrevive. Mário Celso agradece. Muito obrigado Matheus!, você como se fosse um anjo que veio nos ajudar. Pena que Thelso, não conseguiu ver isso. Um dia verá, senhor Mário. Nunca é tarde para se converter. Matheus estuda em casa e á noite faz um curso para ser pastor, já que ele recebeu a herança de seu pai. E Orestes é seu tutor, até que Orestes, começa adoecer, contraindo dengue hemorrágica. Orestes vem a falecer meses depois. De nada Matheus pode fazer. Matheus chora a morte do tio.

Thelso na prisão continua irredutível, seu coração aparece pedra. Ele fica sabendo de todas as notícias, mas demonstra nenhum sentimento de solidariedade. Mas sem razão aparente, ele tinha um grande respeito, por Gustavo Machas, mas o que mas o tocou foi que todos ali na fundação que estavam ao seu redor, começaram a contrair doenças graves, sem explicação. “sem explicação”, afinal aquele lugar é imundo, se localiza perto de um terreno baldio e os lugares são cheios de mosquitos” . Thelso começou a ficar com medo de morrer. Foi a primeira vez que o rapaz se apavorou.

Então pediu que alguém que encontrasse uma maneira de tirá-lo dali, porque ele não queria morrer. Esse foi o motivo, qual o levou para procurar ajuda, seja ela qual fosse. Então Leandro, pediu que seu pai, ajudasse, mas foi Matheus quem tirou do seu bolso, um dinheiro para que Mário pagasse uma fiança, tirando o rapaz da fundação, mas com o propósito de que se o rapaz, voltasse a praticar qualquer dano a qualquer indivíduo, seja dano moral, físico, ou social, voltaria a fundação casa.

Só que Matheus resolveu se responsabilizar pelo garoto, e não se arrependeu. Porém o medo de morrer de Thelso era tão grande, que ele se converteu, sem que precisasse de qualquer ajuda. Isto é, sem que ninguém o forçasse, pois a situação o obrigou.

Thelso foi ás ruas e junto com Matheus achou Thaíssa, esticada no chão. Ao seu lado, estavam seringas de cocaína. Ao vê-la respirando, chamou a ambulância. O veículo, demorou quinze minutos. Mas ainda foi possível a sua salvação. Acho que foi o necessário para que os maridos resolvesse permitir novamente as reuniões na salinha. Um dos maridos, pai de Romualdo resolveu conversar com os outros pais para que acabassem de vez com o clube para que fosse construído ali uma capela. E lá foi construída capela e todos começaram a freqüentar a capela.

O irmão de Mário Celso, Regino teve com Patrícia três filhos; Eliseo, o caçula, e mais seus irmãos Gésio e Adrian, todos se mudaram para o Rio de Janeiro, já que moravam no Maringá. Regino era Pastor em Maringá, mas resolveu vir para o Rio de Janeiro. O pastor soube do que fez Matheus para jaudar seus sobrinhos e então nomeou Matheus para ser seu ajudante. E ajudou pagar o restante dos estudos para que o rapaz se formasse pastor da congregação.

Foram meses... Thaísse conseguiu sair do estado de coma. Matheus se formou pastor na congregação. Leandro voltou a estudar, assim como Thelso, voltou a prestar vestibular, já que antes, havia terminado o cursinho.

Capela, foi reformada e ampliada, com ajuda de várias filiais da congregação. Todas viveram bem, apesar de tudo. Hoje Matheus faz pregações durante á semana e os outros pastores, fazem pregações nos finais de semanas. Todos ali, agradecem a Deus por Matheus ter aparecido de vida daquela gente. Ele foi o mensageiro da esperança.

juniro
Enviado por juniro em 03/07/2012
Código do texto: T3757608