Aventura de Cada Dia

O menino acorda bem cedinho, toma um cafezinho bem rápido e bem feito: leite quente, broa de fubá, queijo com goiabada e bolinho de chuva. Já, já estava lá fora, ia pro curral ajudar o pai a tirar leite, cumprimentava toda a bicharada: as vacas, a égua velha, os patos e as galinhas. Ah! As galinhas, ele ainda recolhia todos os ovos que encontrava para sua mãe.

Epa, já é hora de se arrumar, o menino volta para dentro, troca de roupa, pega os cadernos e corre para sua bicicleta.

- Bença mãe! Bença pai! – e lá vai ele pedalando pelo caminho.

Logo, logo encontrava o filho do vizinho.

- Vamos ver quem chega primeiro na escola!

Corrida de bicicleta, o vento batendo no rosto e os gritos de crianças felizes ecoando pela estrada.

Lá na escola a Tia já espera no portão, dá bom dia a cada um que chega. Tia bonita a danada da professorinha, ah se ela soubesse que os meninos sonhavam em se casar com ela!

Mas agora era tempo de aprender, fazer novas descobertas, transformar rabiscos em palavras e palavras em sonhos. Também era hora de ficar olhando para a menina da primeira carteira e sentir no coração de menino as primeiras batidas de amor. Amor de gente pequena, mas maior e mais puro do que amor de gente grande.

Triiiiiimmmmm!!! É hora do recreio, o menino merenda, joga bola, joga peteca, brinca de roda e pula corda.

Triiiiiimmmmm!!! Mas já acabou? Tão rápido!

De volta pra sala e só esperar e não demora muito e...

Triiiiiimmmmm!!! Alegria geral, um beijo na professora, uma olhadinha naquela menina e mais uma vez ele corre para sua bicicleta.

Na estrada tem corrida de novo e na despedida os meninos ainda combinam uma pescaria:

- Hoje de tarde lá no corguinho tá?

- Hoje de tarde a gente tá lá.

O menino chega em casa, a mãe quer saber como foi na aula e ele quer saber o que tem pra almoçar.

Mas antes tem que lavar as mãos, ajudar a mãe a por a mesa, esperar pelo pai e fazer a oração de cada dia:

- Obrigado Senhor pela comida em nossa casa e lembre-se daqueles que não tem o que comer. Amém.

O menino come, lava sua louça, escova os dentes.

Agora é hora de ajudar na fazenda: capina aqui, capina ali, junta o esterco, trata dos bichos... ufa! Que cansaço!

Mas ainda não acabou, agora tem a lição. Mamãe olha pro menino e pensa: “eta menino estudioso, esse vai ser doutor!”

Tudo terminado. O menino pega uma latinha, um punhado de areia e vai desenterrar umas minhocas.

E não demora muito o menino está em sua bicicleta de novo, agora na sua mão tem uma varinha de bambu com linha e anzol.

Na estrada lá adiante aparece seu companheiro e os dois se juntam e partem para mais uma aventura de menino!

Gostou? Lei-a também: "A Revolta das Bonecas" e "A Lenda da Jovem e da Semente"