Descobertas no Jardim

- Fica sentadinho aí, tá bom – pediu a mamãe com aquele jeitinho doce.

E o garotinho foi colocado sentado em cima de uma toalha no gramado do jardim. A mamãe sentou em um banquinho bem do lado dele e tirou uma revista da bolsa.

- Mamãe vai ficar bem aqui viu – disse ela para o filhinho.

Mas logo logo o garotinho se pôs a engatinhar e já estava sobre a grama. Ele deu uma olhadinha para trás e mamãe fingiu que não via.

O menino começou então a se afastar em direção as flores do jardim. Lá ele viu um monte de coisas novas que até então nem pensava que existiam.

Primeiro ele viu um animalzinho verde e molengo comendo as folhas de uma planta, como era feia aquela lagarta! Depois ficou encantado quando viu uma borboleta passar por ele e balançou os bracinhos querendo alcançá-la.

De repente um zumbido: zuuuuummmmm. Nosso amiguinho virava a cabecinha de um lado e de outro até que viu um bichinho engraçadinho cheio de listras indo de flor em flor. O que seria? Era uma abelhinha.

E tinha cada flor bonita! Umas pareciam como um sol, eram grandes, amarelas e viradas para um lado só, outras pareciam pequenos chapeis e eram de todas as cores: vermelhas, azuis e violetas. Havia uma flor muito bela, cor-de-rosa, toda enfeitada e perfumada, foi nos galhos dessa flor que o menino viu um monte de bichinhos carregando pequenos pedaços de folhas, subindo e descendo em fila uma atrás da outra: eram as formigas.

O garotinho acompanhou as formigas com os olhos e viu que elas desciam até o chão onde entravam em um buraquinho parecido com um pequeno vulcão.

Além das formigas ele viu que no chão morava um infinidade de bichinhos. Tinha um bichinho pequeninho passando tão perto que o garotinho não resistiu e pegou com a mão, mas ele teve uma grande surpresa! Ao abrir a mão o bichinho tinha sumido e em seu lugar ficou uma bolinha. Na verdade aquilo era um tatuzinho de jardim. O garotinho não quis desperdiçar aquela bolinha e já ia levando a boca para comer.

- Isso não pode não bebê – era a mamãe, sempre vigilante, ela pegou o tatuzinho da mão do filhinho e colocou no chão de novo.

- Olha só bebê – disse ela.

E o bebê viu espantado a bolinha virar bichinho e sair andando pela grama.

- Acho que por hoje chega, né bebê? – o garotinho não gostou muito quando a mamãe o pegou no colo, queria ficar mais naquele lugar tão diferente.

No colo da mamãe ele ainda olhou uma última vez para o jardim e esticou o bracinho quando viu a coisa mais bonita do mundo: um passarinho pequenino que dava um beijo em cada flor que passava.

Luciano Silva Vieira
Enviado por Luciano Silva Vieira em 23/04/2010
Código do texto: T2214773
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.