Fábulas para jovens - A Raposa e a Lebre

A dona Lebre falava dia e noite do muito que sabia e dos títulos e cursos que tinha. A dona Raposa escutava, humildemente.

- Amiga, às vezes nem quero acreditar no quanto já estudei! Desde farmácia, arquitectura, jardinagem, biologia, matemática… - dizia a dona Lebre com ar presunçoso.

- E sabes muitas coisas de cada estudo que fizeste? – perguntou-lhe a dona Raposa, com naturalidade.

- Oh! Pois… claro! Domino-os completamente! – respondeu a dona Lebre com muita hesitação.

- Não me parece, minha amiga. Quem muito abarca, pouco alcança! Eu só me dediquei à medicina e tenho a certeza que sei tanto deste curso como tu de todos os outros juntos! – respondeu-lhe a done Raposa com firmeza.

A dona Raposa tinha acertado em cheio. Amiguinhos, nunca acreditem completamente em quem se gaba demasiado. Escutem-no bem primeiro e depressa descobrirão os seus pontos fracos.

(Ana Flor do Lácio, 03/05/2009)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 01/09/2010
Código do texto: T2472125
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.