O jacaré que adivinhava

Tizinho era um papagaio muito alegre e gostava de tirar sarro dos coleguinhas. Além de aprontar com todos os bichinhos que freqüentavam o mesmo campinho de bola que ele.

Sempre tinha uma brincadeira de mau gosto para fazer com seus amiguinhos. Escondia o boné do ganso mino, apelidava o carneiro lelé, chamava o pato fupí para brincar de imitar os outros animais, que não gostavam nadinha de ver outros lhe imitando e zoando.

A ultima brincadeira de péssimo gosto do papagaio Tizinho foi a de colocar na muchila de todos os coleguinhas de sala de aula um caroço de manga chupada, só para fazer raiva.

Quando todos voltaram do recreio que foram tira o caderno para escrever o texto do quadro copiado pela professora Nina, uma senhora galinha caipira de responsa, todos viram que haviam um caroço de manga em suas muchilas.

Foi aquela algazarra, todos reclamavam, gritavam, xingavam, e pediam a professora que localizasse o engraçadinho para que ele fosse punido.

De certa forma todos já suspeitavam que havia sido o papagaio Tizinho. Já que vez por outra ele estava metido em confusão.

Tontom um jacaré que tinha este apelido por ter uma viola de uma corda só era muito inteligente e sempre ajudava os coleguinhas nas tarefas escolares gritou:

- eu vou adivinhar quem foi o malfeitor para a senhora professora!

Todos ficaram curiosos e perguntavam:

- como Tontom você vai fazer isso?

O jacaré Tontom era muito inteligente e pensava rápido. Deduziu que ao verificar bolsa por bolsa, aquele bicho da sala de aula que não tivesse um caroço de manga na mochila seria o provável causador de tamanha bagunça na aula.

Porém Tontom não queria revelar a lógica de seu raciocínio, queria sim se passar por mágico para impressionar a todos principalmente a professora e a pata Mina a mais bonita da sala, por quem tinha grande admiração.

Ele se pôs de pé e disse:

- vou conclamar a todos os deuses da magia para que eles possam me energizar e através do poder mágico, a mim direcionado eu possa adivinhar o nome do procurado. em seguida falou alguns nomes incompreensíveis.

Todos ficaram atônitos olhando Tontom no meio da sala com aqueles gestos esquisitos e suaves, olhos fechados, falando baixinho algumas palavras incompreensíveis.

Em seguida falou:

- quero ver todas as mochilas. Uma delas me dirá o nome do brincalhão pelo poder mágico que possuo.

Todas as mochilas lhe foram entregues, eram pouco mais de 15. Não demorou muito. Tontom, o jacaré metido a mágico havia percebido que a mochila do papagaio Tizinho estava limpa.

Nessa hora Tizinho ria e dizia:

- eu quero é ver se ele adivinha mesmo. Esse jacaré é um mágico de meia tigela.

Depois de vistoriar a todas as mochilas. Tontom pediu que todos fizessem silêncio para que ele pudesse se concentrar pela ultima vez.

Alguém gritou:

- de novo ainda não se concentrou o suficiente. Isso não passa de uma palhaçada.

Enfim ele gritou: - Já sei quem foi!

- Quem? gritaram todos, ansiosos por saber.

- Tizinho o papagaio! Respondeu ele.

Todos gritaram: - nos já sabiamos, não podia ser outro.

A professora admirada com o poder mágico do jacaré tontom, chamou a diretora e pediu que tomasse as providências.

Ela imediatamente levou o papagaio Tizinho para a diretoria e lhe aplicou uma penalidade média, suspensão por uma semana.

Tontom o jacaré ficou com a fama de mágico da escola, até que a formiga nina descobriu e revelou o segredo do mágico.

As coisas são assim. Às vezes alguém pensa que nunca será pego fazendo algo errado. Mais cedo ou mais tarde as coisas se revelam. E todos acabam por saber das suas atitudes.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 28/10/2010
Reeditado em 28/10/2010
Código do texto: T2584359
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.