Volta ao Mundo com Juninho

Na escola, a professora dissera a Juninho que na Índia as pessoas dividiam as ruas com carros, motos, bicicletas, carroças, vacas, macacos e elefantes. Juninho imediatamente se imaginou na Índia, e na sua imaginação vacas, macacos e elefantes dirigiam carros, pilotavam motos e andavam de bicicleta!

Depois a professora começou a descrever a China, “é o país mais populoso do mundo, e é também o que mais cresce, e lá que vive o panda gigante e onde fica a grande muralha da China”. Na cabeça de Juninho a China era o lar dos gigantes, já que tudo lá era grande, inclusive a grande muralha e o panda gigante. Juninho achava que a muralha só podia ser grande para que o panda gigante não a pulasse.

“Vamos falar agora da Austrália”, disse a professora, “a Austrália é a terra dos eucaliptos e de animais exóticos, como os cangurus e os coalas”. Epa! Terra dos eucaliptos? Juninho se lembrou que seus pais o levaram a uma fazenda de eucaliptos na semana passada, só podia ser a Austrália, mas ele não tinha visto nenhum canguru.

Na África a professora disse que viviam grandes manadas de animais selvagens, elefantes, girafas, zebras e muitos outros, além de grandes predadores como leões, leopardos, guepardos e hienas. Também era o continente mais pobre do mundo, onde guerras intermináveis ameaçavam tribos que viviam da mesma maneira desde o início do mundo. Juninho ficou triste quando imaginou tribos de leões e leopardos guerreando contra tribos de elefantes e zebras e se perguntou por que eles seriam tão pobres assim.

“A Europa é o berço da civilização romana, do cristianismo e dos valores ocidentais”, continuou a professora, “é lá onde surgiu a nossa língua e onde no passado se travaram muitas guerras entre reis por terras, poder e mesmo por causa de lindas princesas”. Juninho já não gostou, esse negócio de guerra de novo não! Mas bem que gostaria de conhecer uma linda princesa, só não entendeu como sua língua pudesse ter nascido tão longe e ter parado dentro de sua boca.

“Agora as Américas, esse é o nosso continente, é aqui que vivemos. É o continente mais longo do mundo no sentido norte-sul, e por isso é o que apresenta a maior diversidade climática. Tem ursos e lobos no extremo norte e pinguins e focas no extremo sul, enquanto na América do Norte há florestas temperadas e nas Américas Central e do Sul existem grandes florestas tropicais, também existem desertos e montanhas cobertas de neve tanto na América do Norte como na do Sul”. Juninho achou que no sul deveria ser melhor de viver, já que os perigosos ursos e lobos viviam no norte, mas bem que ele queria ir para a América do Norte e provar o gosto de uma floresta temperada.

“E por último a Antártida. É o lugar mais gelado do mundo, lá só tem gelo e pinguins. É lá que fica o Pólo Sul, onde o dia e a noite duraM seis meses cada”. Juninho sentiu vontade de ser um pinguim, aí poderia dormir por seis meses diretos e depois ficar um dia inteiro de seis meses brincando com os amigos, mas talvez não fosse uma boa idéia já que lá só tinha gelo. Só não entendia como o gelo não derretia com seis meses de Sol.

Bem a aula terminou. Juninho foi pra casa e encheu os pais de perguntas, queria saber mais. Afinal o mundo era tão grande e tinha tanta coisa para descobrir. E a imaginação de Juninho, ora, essa era maior que o mundo e tinha uma fome danada de conhecimento.

Luciano Silva Vieira
Enviado por Luciano Silva Vieira em 15/05/2011
Reeditado em 15/05/2011
Código do texto: T2972322
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.