O SEGREDO DE DANIEL

(Este texto está escrito numa linguagem para que os adultos possam narrá-lo para crianças na faixa etária entre 4 e 7 anos)

Daniel era um lindo garotinho que sempre brincava com barquinhos de papel. Todos os dias, depois de tomar o café da manhã, aquele menino travesso adorava se olhar ao espelho enquanto escovava seus pequenos dentes de leite:

Dentinho de leite

Comendo pãozinho

Com pasta de dente

Te deixo limpinho

Certo dia, Daniel, subindo ao carrossel, ficou muito curioso ao perceber que havia um dente que não estava firme em seu lugar. Esse dentinho já estava bem mole, pronto para cair. Ele achou muito engraçado e começou a brincar com a ponta de sua língua movendo-o de um lado a outro.

Abana e balança

Dentinho molinho

Batendo na pança

Espero quietinho

Os dias se passaram e Daniel, brincando no quintal com um carretel, esperava com muita ansiedade que seu dente de leite caísse. Ele queria muito perder aquele dente por causa de um desejo que ele não tinha revelado a ninguém. Este era o grande segredo de Daniel.

Uma manhã, ao levantar-se para ir ao colégio, aconteceu algo maravilhoso. Daniel, pintando com o pincel, deu três pulinhos de emoção e alegria. Finalmente seu dentinho de leite tinha caído e ele o segurava em suas mãos. Foi tanta a euforia que ele saiu correndo para mostrá-lo ao papai e à mamãe. A partir daquele dia, Daniel, chupando balinha de mel, já era um menino grande e receberia de presente alguns privilégios: a mamãe lhe permitiria tomar banho sozinho e também ele poderia assistir a seus desenhos preferidos até mais tarde.

Mas o maior desejo e o grande segredo de Daniel era outro. Foi preciso esperar até o domingo para que todos conhecessem aquele grande mistério.

No fim de semana, ao irem de passeio à casa dos avós, Daniel, fazendo bolinhas de papel, correu aos braços do vovô, a quem tanto amava. Ele estava muito feliz e agora ele poderia revelar seu grande segredo. Falando baixinho ao ouvido do vovô, ele lhe disse:

Perdi meu dentinho

E não doeu nada

Fiquei bem bonzinho

E comi rabanada

Eu dou um risinho

E te mostro minha entrada

E você já sabe qual era o segredo de Daniel? Pois eu vou lhe contar:

Ao perder seu dentinho de leite, ele ficou com uma janelinha na boca igualzinha a que o vovô tinha quando guardava a dentadura na hora de dormir.

Millarray
Enviado por Millarray em 27/05/2011
Reeditado em 31/05/2011
Código do texto: T2996426
Classificação de conteúdo: seguro