OS MISTÉRIOS DA ILHA DO MEDO

Brian era um garoto muito inteligente que cuidava e respeitava a natureza. Ele adorava investigar sobre as diferentes espécies de plantas, e sempre se preocupava em proteger os animais.

Na escola Brian gostava das aulas de ciências, e se destacava por incentivar aos seus companheiros para que juntos reciclassem jornais, garrafas e latinhas.

Ele morava numa pequena cidade costeira, muito próxima a uma Ilha. Aquela Ilha era conhecida pelo nome de Ilha do Medo porque jamais alguém tinha colocado os pés naquele lugar.

Todos os moradores de sua cidade contavam que a Ilha do Medo era muito misteriosa, e que ali vivia um ermitão que se chamava Juca do Babaçu. Ermitão são pessoas que moram em lugares isolados, completamente distantes de outras pessoas e da vida nas cidades. Diziam que aquele senhor tinha uma aparência bastante diferente e engraçada, pois usava longos cabelos brancos e uma imensa barba.

Nunca nenhuma embarcação pôde aproximar-se da Ilha do Medo, pois comentavam que os pescadores que tentaram navegar até lá foram afugentados pelo ermitão.

Todos os dias escutava-se barulhos que vinham da Ilha, ruídos esquisitos, que ninguém podia identificá-los. E assim se ouviam:

Cucucú, cucucú, cucucú

Truuuu, truuuuu,truuuu

Numa certa manhã Brian pegou escondido a jangada de um pescador. Ele queria navegar até a Ilha porque desejava desvendar aqueles grandes mistérios.

Quando Brian se aproximou da Ilha, ele avistou que o Juca do Babaçu estava na praia. O ermitão começou a fazer muitos sinais e gestos estranhos com as mãos. Ele abanava os braços de um lado ao outro, como se estivesse pedindo que o menino fosse embora dali.

Mas Brian, com muita coragem, resolveu que não se devolveria e chegaria até a Ilha.

Ao chegar à Ilha com sua jangada, Brian sentiu muito medo porque o Juca do Babaçu correu ao seu encontro.

De repente, o ermitão abriu um sorriso, lhe deu um forte abraço, e lhe falou:

- Bem-vindo a este paraíso! Eu estou feliz que você esteja bem. Eu lhe fiz sinais com as mãos para que você voltasse para trás, porque nessa parte do mar há rochedos que poderiam ter danificado sua jangada. Você é muito valente, menino!

Brian sentiu-se bem tratado e acolhido pelo Juca do Babaçu, que imediatamente o convidou para conhecer toda a Ilha.

Entrando em direção ao interior da Ilha, e caminhando pelas grandes e frondosas palmeiras, o ermitão fez um gesto com os dedos pedindo silêncio. Apontou os dedos para o céu, e lhe disse baixinho:

Ouça os sons da natureza

É o canto de alegria

Faça parte dessa terra

É a música da sabedoria

(Cucucú, cucucú, cucucú)

Com seu peito amarelinho

De peninhas cor marrom

Nos olhinhos uma máscara

Bem-te-vi, lindo pássaro, este é o som

(Truuuu, truuuuu,truuuu)

Com sua casa de armadura

Lá vai ele, o tatuzinho

Fazendo-se de bola dura

Deita e rola rapidinho

Ao se despedirem, Juca do Babaçu pediu a Brian que ele levasse as crianças a seguinte mensagem:

A terra chora a dor

Quando não é bem tratada

Ame as aves, salve as plantas

E proteja os animais

Cuide sempre do meio ambiente

Pois a natureza é nosso lar

Brian voltou feliz a sua cidade, e prometeu que um dia retornaria à Ilha do Medo acompanhando de seus amigos do colégio.

O ermitão, sentindo-se feliz pela visita de Brian, se comprometeu que quando ele voltasse com seus amiguinhos, a todos eles, também lhes mostraria aqueles lindos mistérios da natureza.

SUGESTÕES PARA USO DO TEXTO:

1)Explorar o tema da ecologia e preservação do meio ambiente, contextualizando a fauna e a flora própria de cada região.

2) Trabalhar novos paradigmas com as crianças. Nos clássicos infantis, comumente, os personagens belos estão associados a bons sentimentos e os personagens caracterizados com maus sentimentos estão associados a aspectos físicos considerados feios e esdrúxulos.

A caracterização física do Juca do Babaçu é intencional. A proposta é orientar as crianças a partir de novas perspectivas dos conceitos: ser bom, ser mau, bonito e feio.

SIMBOLOGIAS:

Juca do Babaçu: homenagem ao lugar onde se predominam os palmeirais de Babaçu, planta que representa a fonte de trabalho e sustento de muitas famílias maranhenses.

Brian: nome que significa colina ou montanha.

Cucucú: palavra de autoria de meu filho, amante dos pássaros.

NOTA: Esse trabalho está inspirado na fauna e flora da Ilha do Medo, que ao contrário de seu nome, parece ser um maravilhoso lugar para aqueles que apreciam a prática do ecoturismo. A ilha está localizada a noroeste de São Luís do Maranhão.

Millarray
Enviado por Millarray em 09/06/2011
Reeditado em 09/06/2011
Código do texto: T3023698
Classificação de conteúdo: seguro