Magia do Natal

Sonho que estou voando como um pássaro livre, ao mesmo tempo deixo de voar e viro um barco singrando o oceano imenso. Estamos em dezembro e agora quero sonhar com o Papai Noel. Me comportei direitinho durante o ano todo e Mamãe disse que apesar das bobeiras de guri, fui um bom menino. Já tratei de escrever a cartinha e pedi aquele presente que, bom, é melhor nem contar, meu presente é surpresa. Adoro surpresa! Mesmo sabendo que finalmente depois da visita do Papai Noel eu sempre recebo o que pedi, mesmo sabendo que a família toda estará reunida, Mamãe fará a ceia, Papai enfeitará a casa, mesmo já sabendo de tudo o que vai acontecer, cada Natal é diferente e mais especial. O clima contagia a todos e nós, as crianças, nos deixamos levar mais fácil pelo sentimento de união. É bem melhor sorrir!

Outro dia ouvi a Vovó dizendo que o Natal perdeu o real significado. Pensei com os meus botões: qual é o real significado? Eu acho o maior barato enfeitar a casa, arrumar a árvore, escolher os presentes que vamos dar, esperar o Papai Noel , celebrar o nascimento de Cristo e mais um milhão de coisas que fazemos. Continuei pensando por um tempão, daí fui dar um passeio com meu Pai. Ele me disse numa loja:

- Filho, fique aqui enquanto eu vou comprar a roupa da sua Mãe. Me espere quietinho.

- Tá bom, pode ir.

Enquanto eu esperava, comecei a observar um menino que estava com uma roupa velha, de chinelos encardidos e que também estava parado e quieto. Fui falar com ele, estávamos perto um do outro. Perguntei se ele esperava por alguém. João era o seu nome, estava acompanhando o irmão mais velho, juntos pediam ajuda pra família. Ouvi uma história triste, uma história que não faz parte da minha realidade e algo bem diferente do que vivo. Quando Papai voltou, eu lhe pedi para que ajudasse os meninos. Demos dinheiro aos dois e fomos para o supermercado, no caminho Papai me falou sobre crianças que não tem a mesma oportunidade que eu e meus irmãos temos. No caminho para casa passei a observar mais o que havia ao meu redor e enxerguei uma realidade ruim. Minha mente e meu coração ficaram calados.

Assim que chegamos em casa fui direto pro quarto e escrevi uma outra carta para o Papai Noel, lhe contei tudo o que vi, tudo o que estava sentindo e pedi que ao invés de ganhar o videogame que tinha pedido, gostaria que ele desse um Natal feliz para todas as crianças que não possuem o que tenho. Escrevi que era urgente.

O clima de Natal continuou maravilhoso lá em casa. Na véspera fui até a sala e olhei tudo em minha volta. A sala estava linda: o presépio lindo, a árvore cheia de enfeites, presentes, o pisca-pisca colorindo tudo. Mais uma natal pra minha coleção de sete natais. Tudo correu perfeitamente. Levantei cedo, acordei Papai e pedi que ele me levasse para dar uma olhada na rua. Ele me perguntou se já tinha visto o meu presente. Lhe contei a história toda e disse que meu presente seria a alegria das crianças que nunca tiveram um Natal como os natais que tínhamos em casa. Meu Pai me olhou de um jeito que nunca mais vou esquecer e falou:

- Filho eu tenho uma surpresa para você, Papai Noel veio aqui enquanto você estava dormindo. Me contou sobre o seu pedido e solicitou a minha ajuda.

- Que ajuda Pai?

- Disse que iria atender o seu pedido, mas precisava da ajuda de todas as pessoas, já que queremos dar um Natal feliz para todas as crianças, cada um tem que colaborar. Deixou um saco enorme de brinquedos e vários doces. Me disse também para que fosse com você e seus irmãos até a Vila da Luz para entregar as coisas para as crianças.

- Mesmo Pai? Que legal! Vamos ajudar o Papai Noel? Meus amigos não vão acreditar!

- Vamos então? Vá chamar seus irmãos!

E foi assim que recebi o meu presente. O meu Pai tinha virado ajudante do Papai Noel e juntos levamos alegria pra várias pessoas. Hoje eu estou com trinta anos e quero passar pro meu filho o mesmo ensinamento que recebi. Sempre penso nas palavras de Vovó: o real significado e me lembro que lá nos meus longínquos sete anos cheguei à conclusão de que o real significado está nas ações que tomamos em relação às pessoas que precisam da nossa ajuda. Essa é a verdadeira Magia do Natal.

Sandra Vaz de Faria
Enviado por Sandra Vaz de Faria em 25/12/2011
Reeditado em 12/12/2012
Código do texto: T3406280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.