Pé de Galinha

Certo menino, nascido em lar de agricultores, ouvia todo dia que no sítio havia pés de manga, pés de mamão, pés de café, ... Interessado, aprendia rápido sobre como ganhar dinheiro com aquela plantação.

Numa bifurcação lá adiante na estrada de chão que ligava sua casa ao povoado morava seu tio preferido. Brincalhão bem humorado que tudo fazia para agradar seus sobrinhos, era dono de beneficiadora de arroz, lugar em que se brune o alimento base da culinária nacional.

Aquele casarão era movimentado e o ponto de referência de seu comércio, na bifurcação, diziam que era esse tal pé-de-galinha. Ninguém errava o caminho.

Na cabeça uma idéia de vanguarda e nas mãos um frango apanhado com esforço, já meio esfolado da perseguição pelo terreiro, decidiu empreender seu próprio negócio. "Plantou" o pobre coitado vivo em cova rasa, regando com água do poço tirada na manivela pesada. Todo esforço é valido ao trabalhador, pensava.

Sua irmã ao ver aquele alvoroço testemunhado pelos amiguinhos do semeador, desconfiada, descobriu o intento e quase que salva o pobre sufocado.

O menino aprendeu o que era bifurcação com a bronca tomada. Já o penoso. Bem, esse salvou o jantar, miudinho na panela.

Marcos Palma
Enviado por Marcos Palma em 13/01/2012
Reeditado em 19/01/2012
Código do texto: T3438122