Pegadas carimbadas

Caminhões e grandes equipamentos chegavam à floresta “Faufló", eram madeireiras instalando-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. O macaco muito assustado com todo aquele barulho aproximou-se devagar e pode ouvir o plano dos homens de cortar as árvores da floresta, ele ficou muito preocupado e espalhou rapidamente a notícia entre os animais de Faufló.

Ele que adorava tanto passear pelas árvores fazendo delas sua morada ficou muito indignado e teve a brilhante ideia de fazer um abaixo-assinado carimbado com as patas de todos os animais que viviam ali. Para isso, bastava recolher as carimbadas dos animais em um papel documentado contra o desmatamento.

O macaco ouviu dizer que era ilegal cortar árvores, a floresta é muito importante porque abriga e protege os animais, os vegetais e também os insetos. Espécies inteiras de animais poderiam desaparecer devido à destruição de seu habitat natural. Sendo assim, os animais seriam os principais prejudicados.

Foram exatamente essas palavras escritas no papel e que por essa razão eram totalmente contrários ao desmatamento. Dona onça apoiou a ideia e ajudou o macaco a recolher as carimbadas de todo tipo de patas.

O alvoroço foi tanto que a ideia correu pela floresta e todos queriam colocar suas patas no papel, dessa forma, o macaco e a onça conseguiram recolher um montão de carimbadas.

Levaram o documento para o Sr João, responsável pelo corte das árvores. Sr. João ficou comovido ao ver as patinhas de todos os animais carimbadas no papel onde imploravam por suas vidas; disse que até aquele momento não tinha parado para pensar que prejudicaria tanto assim os animais e resolveu carimbar também seus pés no papel dizendo em tom grave:

– Prometo que não vou desmatar mais a floresta Flaufló. Concordo plenamente com a decisão dos animais colocadas aqui neste documento. O corte das árvores de Flaufló será interrompido imediatamente.

O macaco, muito feliz falou:

– Viu pessoal? Juntos somos mais fortes e podemos consertar as coisas que julgamos erradas. Todos os animais aplaudiram as palavras do macaco entre gritos e assobios.

– Vivaaa! Fiiiuuu! fiiiuuu!...

– Isso mesmo! Muito bem!

– Apoiado! É assim que se faz! Uhuuuu!

A iniciativa do macaco foi muito importante para a realização de seu plano, não ficou parado, uniu as forças de todos os animais e assim, conseguiu salvar centenas deles.

O macaco ficou tão empolgado com o resultado, que já começou a pensar em outras ideias para melhorar a vida dos animais da floresta.

– Que tal outro abaixo carimbado? Foi tão divertido... Disse o macaco.

Principais espécies de animais da Floresta Faufló:

Arara-vermelha, papagaio, uirapuru, preguiça, quati, capivara, tartaruga, jacaré, onça-pintada, jaguatirica, mico, macaco, sagui, tatu, ariranha, cobra-anaconda.

“Tal como as impressões digitais identificam cada pessoa individualmente, também os rastros e pegadas dos animais permitem a identificação das espécies. Você já pensou como seria legal ver uma pegada e saber dizer qual é o animal que a deixou?"

Sandra Ferrari Radich
Enviado por Sandra Ferrari Radich em 20/10/2012
Reeditado em 23/12/2012
Código do texto: T3943504
Classificação de conteúdo: seguro