Eco, o menino brincalhão

Eco brincava de esconde-esconde nas montanhas. Ele ficava em seu esconderijo, sempre pronto para repetir as palavras ditas por alguém. Eco se divertia muito com essa brincadeira. Gostava mesmo é de ver a cara de espanto das pessoas.

Bem perto dali, morava Gulo Gulo (bichinho pequeno parecido com um ursinho de rabo comprido) vivia dormindo, pois nas montanhas tudo era muito silencioso, quando acordava estava com muita fome e logo ia procurar comida.

Zeca, que também morava ali perto, resolveu fazer piquenique na montanha. Levava com ele uma cesta cheia de guloseimas. Enquanto caminhava, comia e Jogava todo lixo no chão, de repente tropeçou na latinha de refrigerante que ele mesmo havia jogado no chão e caiu, torceu o pé e gritou:

- Aaii meu pé! Que dor!

Escutou a voz do Eco nas montanhas repetir:

- Ai!!! Meu pépépé! Que dordordor!

Assustado perguntou:

- Quem é o bobão que está repetindo o que digo?

Recebeu como resposta:

- Quem é o bobãobãobão que está repetindotindotindo o que digodigodigo?

Eco não se aguentava mais de tanta vontade de rir.

Enquanto isso, Gulo Gulo sentiu o cheirinho da comida que Zeca trazia na cesta e aproximou-se.

Gulo Gulo falou:

- Que fome! O que tem de bom ai para comer?

Zeca irritado respondeu:

- Não vê que estou machucado?

Gulo Gulo perguntou a Zéca:

- O que aconteceu?

- Torci o pé na lata que joguei no chão. - respondeu Zeca.

E logo perguntou para Gulo Gulo:

- Quem é esse?

- Quem é esse quem? Disse Gulo Gulo.

Esse, que fica zombando de mim repetindo tudo que falo que nem um papagaio.

Gulo Gulo sorriu e gritou em direção à montanha.

- Gosto de você! Você é meu amigão!

Eco repetiu:

- Gosto de vocêvocêvocê! Você é meu amigãogãogão!

Gulo Gulo continuou:

- Liga não, é só um menino brincalhão chamado Eco que gosta de repetir o que as pessoas falam. Ele repete de volta tudo que você diz, mas está só brincando. Aprendi muito com ele. Vê se aprende também.

- Não entendi o por quê? Disse Zéca.

Gulo Gulo Continuou: - percebi que temos de volta tudo que damos, se você destrói a natureza jogando lixo no chão, ela devolve para você, igual à latinha que jogou e você mesmo tropeçou nela machucando seu pé.Tenha atitudes boas que somente coisas boas voltarão para ti e vice versa. E agora me diz ai, quem é o bobão?

Zeca respondeu:

- Desculpa, vocês tem razão, meu pé já melhorou, senta aí e vamos comer. Chama o Eco também, ele é um menino legal.

Gulo Gulo chamou o Eco que veio com dor na barriga de tanto prender o riso.

Zéca, Gulo Gulo e Eco começaram a rir juntos e tornaram-se grandes amigos. Sempre que podiam se reuniam para fazer piquenique e brincar de repetir palavras. Achavam tudo muito divertido.

Zeca nunca mais jogou lixo no chão.

Jeito de brincar

Para começar o primeiro deve falar qualquer palavra, o outro deverá dizer uma palavra que comece com a última sílaba que o primeiro falou e assim por diante, até alguém errar ou não conseguir se lembrar de nenhuma palavra com a próxima sílaba. Por exemplo, o primeiro fala "Vaca", o outro diz "caneta" e o próximo “tabuada”, e assim continua “dado”...

Entenderam? Vamos brincar? Não pode repetir palavras, se não... Sai do jogo.

Sandra Ferrari Radich
Enviado por Sandra Ferrari Radich em 22/10/2012
Reeditado em 24/03/2015
Código do texto: T3945804
Classificação de conteúdo: seguro