Quem tem medo de matemática?

Tia Tutu foi visitar seu sobrinho Cadu, pois, ela gosta muito dele e estava com saudade. Quando tia Tutu chegou à casa de Cadu foi muito bem recebida:

– Olá Tia Tutu, quanto tempo! Que saudades! Vamos entrar. - disse a Lulu, mãe do Cadu.

– Que bom tia Tutu que a senhora veio nos ver, estou muito feliz. - completou Cadu.

Lulu convidou tia Tutu para tomar café. Preparou a mesa e todos se sentaram. Tinha pão, manteiga, queijo, bolo, café, suco de cajú., tudo muito gostoso.

– Nossa que delícia! - exclamou tia Tutu feliz.

Enquanto tomava café, Cadu estava pensativo e de repente comentou:

– Mãe, não quero crescer e ficar mais velho.

– Cadu, meu filho, não diga isso é muito bom crescer. - disse a mãe, surpresa.

Tia Tutu preocupada, perguntou:

– Cadu por que você diz que não quer crescer?

– Porque se eu crescer vou ter que estudar matemática. Ouvi dizer que essa tal de matemática é muito difícil e não quero aprender. Tenho medo.

Tia Tutu sorriu e explicou:

– Cadu, não precisa ter medo de matemática é uma matéria muito gostosa de aprender.

– É mesmo tia Tutu?

– Sim! Você vai aprender a identificar os números, a contar objetos, reconhecer as formas, medir, pesar, dividir, somar, subtrair, tudo isso de maneira bem divertida e colorida.

– Aqui mesmo nesta mesa podemos começar a aprender. Veja a forma desse pires e da xícara, são redondos e o pote da manteiga é retangular, os guardanapos são quadrados.

– Quantas pessoas estão sentadas em volta da mesa? Três.

– Você é o número um, eu sou o número dois e sua mãe o número três, se você sair da mesa ficam quantas pessoas?

- Duas! Respondeu Cadu.

- Viu? Três menos um igual a dois.

Tia Tutu ensinou fração também, cortando o bolo em fatias, Cadu quase come todo o bolo.

Ela disse que Cadu era guloso, pois havia deixado apenas um terço do bolo, o bolo inteiro foi dividido em dez pedaços e ele comeu sete e sobraram apenas três.

- Ainda bem que sobrou pra mim! - comentou Lulu sorrindo.

Cadu ficou encantado.

– Nossa, que legal! Matemática é assim. Já estou até imaginando como vai ser bom aprender.

O tempo passou, Cadu cresceu e um dia conversando com tia Tutu e sua mãe Lulu, relembrou:

– Mãe, lembra que a senhora me disse que era bom crescer, e a tia Tutu me falou que era bom aprender matemática e de que não precisava ter medo?

– Sim, lembro meu querido.

– Então, acreditei e perdi o medo. Hoje sou o melhor aluno de matemática da escola.

– É mesmo Cadu! . Que bom ter contribuído para você gostar de matemática.- afirmou tia Tutu feliz.

– Aprendi também tia, que não precisamos ter medo das coisas antes de conhecê-las.

Agradecida, tia Tutu sorriu e deu um beijo em Cadu . Cadu feliz beijou-a também.

Sandra Ferrari Radich
Enviado por Sandra Ferrari Radich em 28/10/2012
Reeditado em 27/01/2016
Código do texto: T3955789
Classificação de conteúdo: seguro