A lâmpada de Aladim.

Texto infantil, pois hoje é o dia dedicado aos livros infantis, 18 de abril.

Atenção!!!Vamos bater palmas fortemente. Depois fechar a boca e silenciar. Nós sabemos que vocês inocentes criancinhas, tem toda a força física, para gritar, sorrir, amar, brincar, correr, abraçar!!!

Amo vocês de coração. Sempre amei muito as criancinhas, porque são puras, inteligentes, perdoam como facilidade.

Quando nós grandões, queremos expressar o que seja uma boa memória, dizemos que temos memória de elefante. Devido a cabeça enorme do paquiderme engraçado e com tromba é uma alegria do circo e a atração maior do espetáculo.

Vocês gostam de Circos? Respondam: dos artistas que trabalham no circo, entre trapezistas, domadores de leões, roda da morte, quem é o mais divertidos de todos eles?

Claro são os palhaços que nos fazem rir, a ponto de rolar no chão de tanto rir, são os nosso palhaços, maiores Artistas. Engraçado os adultos para expressar que são ou estão sendo enganados, se figuram de palhaços, pondo um nariz vermelho em forma de bolinha, amarrada num cordão de elástico.

Isso deveria ser proibido, pois é uma maneira de menosprezar, ser indiferente a arte de fazer rir. Não tem nada haver uma coisa com outra, vocês não concordam? Pode ser que seja para ironizar, se fazendo de palhaços, quando não são, mesmo assim, é uma ofensa e grosseria das massas que protestam, se fazendo de 'palhaços'.

Quero dar um recado a vocês sobre essa forma de guardar as nossas lembranças, que chamamos Memória. Palavra que significa a identidade de um povo, de uma cidade, de um colégio, de nossa família, que jamais esqueceremos por termos guardado tais lembranças.

É comum alguém nos perguntar, assim sem a gente esperar, o que é que sua memória mais se lembra, qual foi a sua maior alegria de um fato que já passou. Ai você pensa, pensa, consulta a memoria de seu computador que é o seu cérebro. Lá no cérebro existe um lugar em que armazenamos, guardamos na memória os fatos que marcaram em nossa vida. Infelizmente existem coisas ruins que não gostaríamos de nos lembrar, mas que ficaram em nossas memórias. Isso pra vocês acho que não é difícil, crianças, pois se algo ruim aconteceu, logo depois se alguém dizer, me desculpe e lhe abraça, no mesmo instante você vai esquecer. Que maravilha são as crianças, vocês criancinhas.

Vou dar um exemplo. Quando o 'tio' tinha 8 anos, a coisa que eu mais queria era conhecer o Mar. Morava numa cidade onde não tinha mar, ou seja não era no litoral onde fica o nosso Oceano Atlântico, o tio é do 'interior' como costumam dizer os caboclos. "Eu sou do Interior", sou do mato, sou da roça, lá onde o compositor fez aquela música bonita, que em seus versos dizia assim:

"Não há ó gente um só luar como esse do "Sertão"? Esse sertão indica que é do cantão, lá longe, "onde a nossa luz faz clarão". Estou pegando um pedacinho da musica Luar do Serão, para dar um exemplo pra vocês, esse que "eu tô" falando de ver o mar pela primeira vez.

Incrível, mas estava em cima da carroceria de um caminhão, agarrado no estribo, entre a carroceria e cabine do caminhão, lá de cima do caminhão, quando chegou no pé do morro de onde vinha da minha cidade do interior é que vi o mar pela primeira vez.

Longe, azul, e branco, eram as ondas que dobravam com a força das águas e um cheiro de maresia vinda do oceano a bater em nosso rosto e dizer:

_ Eu sou o mar que você queria tanto ver. Minhas águas se mexem, se misturam entre areia e a água salgada, ambiente para refrescar-te no verão e dar frutos desse ambiente saudável que são os peixes e camarões. Vocês crianças, gostam de peixes e de camarão? O mar é fantástico, mas também requer cuidados, pois com a natureza, dentre ela o nosso mar não é brincadeira, temos que respeitá-lo, não indo 'fundo' demais para não nos afogarmos, e se formos até o fundo, precisamos de uma boia, ou barco e ainda um salva-vidas para nos proteger, sempre com um adulto próximo, pai, mãe, irmão mais velho.

Entenderam o que é a memória? Passou desse primeiro encontro de mim e do mar, muitos anos, mas não esqueci, porque eu quis guardar no meu cérebro essa boa lembrança que hoje conto para vocês. Assim quando vocês sentirem uma alegria imensa, vocês parem e pensem e guardem na memória para nunca mais esquecer. Quando a gente tem muitas coisas boas guardadas na memória, a gente, obrigatoriamente se sente feliz, pois nossa memória só lembram de coisas boas, bonitas e agradáveis.

Os adultos quando ficam 'velhinhos' costumam perder a memória, custam a se lembrar do que aconteceu, alguns esquecem até o nome de um amigo que fazia tempo que não via.

_ Dizem: Rapaz, me deu um 'branco' agora, esqueci teu nome.

Quando vocês crianças que tem memória boa, guardam os ensinamentos dos pais e dos professores da melhor forma de agir fazendo as coisas certas, para guardar fatos e lembranças até de nomes de pessoas, dos amiguinhos, vocês devem associar o nome da pessoa a alguma coisa que vocês já tem na memória, isso num pequeno reflexo, vocês armazenarão os dados da pessoa, num compartimento da memória.

Um comandante do exercito brasileiro, os 'soldados' como nós conhecemos, ele tinha uma maneira de guardar o nome de todos os soldados do quartel. Que são na verdade conhecidos e identificados pelo número de sua matrícula.

_ Soldado 516. E fazem continência, pondo a mão direita esticada sobre a fronte, lado direito e dizem com voz firme. Presente! A outra mão, a esquerda, grudada na perna esquerda, quase na posição de "sentido', isto é em forma rigorosamente exata, no alinhamento e no toque do passo em marcha, como aprendemos na semana da Pátria, quando fazemos memória da nossa Independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I no Ipiranga, que é um rio em São Paulo. Nas margens do Ipiranga, Pedro I proclamou a nossa independência, isto é nos livramos de Portugal que tinha o domínio das nossas terras, mares e plantações.

Memória então é isso. Quando a gente quer se lembrar de alguma coisa para não esquecer jamais, exercite várias vezes o nome do seu amiguinho, Roberto, Roberto, Roberto e faça a relação do nome dele, com outra coisa, outra lembrança que você associa a esse nome. Seu colega de banco escolar, tem o mesmo nome de seu amigo da rua que brincava de correr com você. Está feita a associação. Seu cérebro vai recordar o nome dele que é igual a de seu amigo da rua. Uma vez guardada na memória, dificilmente você irá esquecer.

Foi então utilizando esse artificio, que o nosso comandante, associava os nomes dos soldados com alguma coisa que ele já conhecia, e assim sabia o nome dos mil soldados de seu batalhão. Vocês sabem porque é bonito a gente chamar o amigo pelo próprio nome?

Por que nosso nome, exemplo quando o escutamos é como se ouvíssemos uma melodia bem gostosa, que é o nosso próprio nome. Tem um som gostoso, som audível tão 'bão', que a gente logo sorri para quem nos chama pelo nome, e demonstrando respeito e delicadeza para com a nossa pessoa.

Não sou muito bom para escrever textos para as crianças. Assim se você não entendeu alguma coisa, palavra, consulte o dicionário ou peça para alguém lhe explicar, oferecendo um sinônimo, palavras diferentes que querem dizer a mesma coisa.

Para terminar, e ainda falando sobre memória, nosso cérebro tem tanta capacidade de guardar nomes, números e endereços o que for, milhões e milhões de lembranças, parece que não ocupam espaço nenhum de tanto guardar e ajudar os que querem lembrar das boas coisas da sua vida.

A vida crianças é bonita por causa disso. Nós e nossas lembranças fazem ser o que somos: livres, alegres, corajosos, valentes, precavidos, interessados, estudiosos, procurando o conhecimento, pois o saber ocupando espaços na memoria, até fórmulas e equações da Matemática, da Física, da Química...e sabem como se faz isso?

É só ter vontade de guardar prestando atenção ao que o professor (a) ensinar. Se você procurar e ter interesse de guardar coisas na memória, sabe como vão lhe dar de apelido: Gênio.

Sobre o gênio outro dia o 'tio' conta pra vocês o que é. Historia bem interessante o Gênio que ao esfregar a lâmpada de Aladim nos aparece, dizendo: _ Você tem direito a três pedidos. Um, dois e o último três. Acabou!!!

Legal é você ler, e comentar sobre o que o texto diz pra você.

clesio de luca
Enviado por clesio de luca em 20/04/2013
Reeditado em 09/03/2022
Código do texto: T4249982
Classificação de conteúdo: seguro