O caçador de pipas

Depois dos últimos acontecimentos, fiquei tão emocionada e chocada com a notícia da morte prematura do menino caçador de pipas que, na verdade, apenas exercia o seu direito à infância, o direito de brincar, que resolvi escrever-lhe uma homenagem:

Tudo aconteceu numa sexta-feira ensolarada. Período de férias escolares. Tempo para brincar e ser feliz. Tempo de ser criança! Quem imaginaria que um garotinho e sua pipa pudessem voar tão longe...

Que céu colorido, pipas de todas as cores: azul, amarelas, vermelhas, verdes... De todos os formatos e tamanhos, que emprestavam ao céu um colorido todo especial!

De repente, uma pipa é cortada e lançada no ar... Era a pipa mais bonita que ele já tinha confeccionado... Por que não caçá-la?

Na sua bravura e lealdade à sua pipa, o caçador ultrapassou os limites do gramado e ganhou o asfalto.

Enfrentando os perigos do trânsito, o valente caçador afugentou os medos e perseguiu sua pipa, que o levou para voar e conhecer outros lugares.

O menino virou estrela e semelhante à pipa, do alto do céu, agora pode apreciar as belezas do mundo e seu coração bate feliz, na liberdade que alcançou para voar.

Voa, voa, menino, e leve um recado para o menino Jesus: ajude, menino-deus, a sociedade a vencer a luta pela preservação dos direitos das crianças, que precisam de um lugar tranquilo para exercerem o seu direito de brincar e ter uma infância saudável e feliz.

Homenagem ao menino Guilherme, atropelado na rodovia dos Tamoios, São José dos Campos/SPaulo, em 31/07/15.

Autora: Francisca P. Martins