O PASSEIO

O rato Tião pegou a família e foram passear fora da cidade, entraram na floresta encontraram outros ratos e seguiram em direção as montanhas, teriam que passar por um riacho e logo pensaram como atravessar essas águas assim correndo. E ficaram planejando uma forma de não serem levados pela correnteza. O mais velho teve uma ideia e todos concordaram. E assim seguiram a beira do riacho até encontrar uma forma de atravessarem, quem sabe galhos caídos, uma ponte ou mesmo uma canoa.

Ao sair da vegetação pegaram uma estradinha daquelas feitas pelas formigas, quando o rato mais velho cai num buraco e todos se empenhavam para retirar e foram muitas tentativas sem nenhum sucesso, o pobre do rato já estava desesperado e lá do fundo gritava que iria morrer se não saísse logo dali.

A noite começou a cair e todos resolveram procurar um local seguro para dormirem e na manhã seguinte voltariam para resgatar o pobre do rato.

E quando o dia amanheceu o rato Tião gritou vamos! Vamos salvar o nosso amigo que deve estar desesperado achando que o abandonamos. E ao chegar imagine o susto. Não encontraram mais o buraco, e foi aquela correria pra todo lado. E onde foi o buraco ele estava bem aqui vejam as marcas que deixamos, - Gritaram os ratos apavorados.

E até hoje não se sabe onde o buraco foi parar e nem notícias do rato.

Autora-Irá Rodrigues