E QUEM CRIOU DEUS, VOVÔ?

A curiosidade me acompanha desde a infância, talvez já sinalizando a profissão que escolheria no futuro: o jornalismo. Meu avô materno, o Seu Zeferino, era de pouco estudo, quase nenhum. Mas o pouco que sabia ensinava o povo ao seu redor. Mas, foi como catequista que deixou grande legado por onde passou.

Quando nos visitava, vindo do Rio de Janeiro, geralmente passava dias e até meses na nossa casa e, para passar o tempo com três meninas pequenas, se propunha a ler e a estudar passagens da Bíblia com a gente. Único momento de paz na casa. Só que na tribo sempre tem aquela criança que não se satisfaz com respostas prontas, e nesse caso, a perguntadeira sempre foi eu.

Lembro que certa vez deixei o avô num beco sem saída, no meio de uma explicação sobre a criação do mundo. Deus criou isso, criou aquilo, depois descansou. Criou o homem, a mulher e tal. O espírito de repórter curiosa aflorou na hora e interrompi: tá bom, Deus criou isso tudo, mas quem criou Deus, vovô?

Ele riu, fechou a Bíblia, foi espalhando a gente dali, dizendo que a aula tinha acabado. Meu avô partiu faz tempo, talvez já tenha até encontrado essa resposta, enquanto eu sigo no jornalismo, fazendo perguntas, respeitando as verdades dos outros, mas sempre buscando a minha.