OS TRES AMIGOS

Era uma vez, viviam juntos numa casinha no alto de uma árvore, três amigos, o esquilo Jóy, o papagaio Teodoro e gambá Guga. Juntos eles formavam uma família, o esquilinho saia para colher sementes de coquinho, nozes, cogumelos e flores frescas.

o papagaio como vivia de dietas, sua alimentação era a base de frutas como maçã, banana, mamão e folhas verdinhas.

O gambá era bem mais exigente, passava o dia dormindo em sua rede, a noite com o frescor da brisa saia para procurar alimentos, como é carnívoro ele adora uma sopa de insetos, cozidos de sapos, como sobremesa ele gostava de frutas frescas com ovos de aves. O papagaio como o maior fofoqueiro da floresta adorava sair ouvindo e espalhando como se fosse mais veloz que o vento.

Certo dia, ele achou de espalhar uma fofoca da vida do macaco, que não gostando armou para pegar o linguarudo. E passaram alguns dias até que, olha ele lá! Gritou o macaco de um só pulo agarrando o sem vergonha.

O papagaio tremia, implorava, mas o macaco estava tão furioso que não teve pena, arrancou todas as penas do rabo e as penas da cabeça, deixando o papagaio quase depenado.

O pobre saiu de cabeça baixa colocando uma folha para se proteger, mas não adiantou, todos os bichos gritavam:

- Olha lá o papagaio careca!

O outro gritava: É o papagaio cotó!

O papagaio de tão envergonhado e arrependido da sua língua comprida preferiu fugir e foi se escondeu nas montanhas, com certeza não o encontrariam e só retornaria quando suas peninhas nascessem.

Os amigos sentindo falta do amigo que mesmo sendo fofoqueiro era muito companheiro e assim saíram a procura e nada de encontrar. Quando estavam para desistir ouviram alguns passarinhos gritarem que o culpado era o macaco e relatou toda maldade com o pobre do papagaio.

O gambá foi procurar o macaco, encontrou dormindo no alto de uma árvore. Ele nem pensou duas vezes, subiu devagarinho, chegando bem pertinho suspendeu a cauda e soltou aquele pum fedorento, vocês nem imaginam! O susto foi tão grande que o macaco caiu se esborrachando no chão, o gambá chamou o esquilinho e foram até a montanha procurar o amigo, mas como a montanha era cheia de grutas e árvores frondosas tudo estava difícil. Passaram dias procurando e nada.

Agora quem pode ajudar a encontrar o papagaio.

Onde será que ele se escondeu?

Será que foi embora para outro lugar?

Conto com você...

Autoria-Irá Rodrigues