Os Gárgulas da Catedral

Certo dia, olhando para o alto da Catedral de Notre-Dame em Paris na França, José identificou esculturas de gárgulas bem parecidos com demônios ou monstros humanoides.

Uma criança que jogava pipoca para os pombos, olhou para José que olhava para o alto e perguntou:

- Moço, por que esses monstros estão lá no topo da catedral e ficam olhando aqui para baixo?

José riu, pensou um pouco, suspirou e disse:

- Eles estão lá no alto vigiando a saída da igreja...

A criança não se deu por convencida e insistiu:

- Vigiando ? Vigiando por que?

José falou com olhar de suspense:

- Porque as pessoas vão para a igreja buscar Deus e os conselhos sábios descritos nas escrituras. Algumas pessoas ao chegarem à igreja, cantam, oram, choram e limpam-se dos pecados que cometeram. Mas após o culto acabar, alguns ficam na porta falando mal do padre, dos membros do coral, dos erros dos preletores, das pessoas que não compareceram ao culto, das crianças que correram dentro da igreja, das pessoas que os aborreceram em casa, do Governo, dos impostos e etc. Isso faz com que os gárgulas tentem fazê-las pecarem umas contra as outras...

A criança não entendeu tudo. Riu e perguntou:

- Mas então os gárgulas lá de cima entram dentro das pessoas para fazerem elas pecarem?

José riu:

- Não, minha querida. Aqueles da catedral não entram nas pessoas. Os que tentam as pessoas são invisíveis...

A criança ficou com dúvida e perguntou de novo:

- Mas os gárgulas invisíveis tentam quem fala mal do outro? É isso?

José confirmou:

- Sim! Eles tentam fazer as pessoas falarem mal umas das outras, criarem discórdias, disputarem orgulhos e brigarem. Eles tentam para que as pessoas comecem a maldizer umas ás outras. Os gárgulas invisíveis querem ver as pessoas mal tratando umas às outras. Eles não querem que as pessoas vivam em harmonia e respeito. Por isso ficam lá de cima vigiando quem saiu da igreja pra tentar fazer com que estas pessoas pequem ainda na porta da igreja. E o Papai do Céu fica triste quando isso acontece...

A criança disse:

- Entendi! Mas o Papai do Céu vai espantar os gárgulas invisíveis se as pessoas não falarem mal uma das outras na porta igreja?

José não se conteve e soltou uma gargalhada:

- O Papai do Céu vai espantar os gárgulas de perto das pessoas que rezaram e que não ficaram maldizendo outras pessoas. Se você não cair na tentação de falar mal do outro, o Papai do Céu vai te dar um poder ! Sabe qual poder?

A criança pensou e perguntou:

- Qual poder?

José disse:

- O poder de espantar os gárgulas!

A criança ficou ainda mais animada e disse:

- Que legal! Vou falar com minha mãe para ela não ficar após o culto falando mal dos outros!

Glaussim
Enviado por Glaussim em 18/01/2024
Reeditado em 16/03/2024
Código do texto: T7979145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.