O garoto e a lição.

Vou contar pra vocês, a história de um menino de doze anos que se chama Berilo e mora no interior. Esse fato que vou narrar pra vocês aconteceu quando ele tinha acabado de iniciar sua vida de estudante. Devo avisar a todos que hoje o Berilo está mudado, a vida nos ensina, desde de que a gente queira aprender. Então como ele aprendeu, você que está lendo agora, eu espero que também aprenda.

Berilo sempre foi cercado de muitos carinhos e proteção. Sempre teve o apoio de todos. Mas a gente não aprende a ter gratidão de uma hora pra outra, precisamos praticar. E na época do ocorrido era comum Berilo ter atitudes de gente egoísta e ingrata, mas como eu disse, hoje ele não é mais assim.

Bem, dadas as devidas explicações, quero contar pra vocês a lição que ele aprendeu que não foi na escola e sim voltando dela para sua casa.

De mochila nas costas nosso amigo andava apressado em companhia de seu amigo Cristiano quando avistaram um pássaro em uma árvore. Berilo, mas que depressa se abaixou e pegou uma pedra. Nesse momento seu amigo segurou o seu braço e o questionou:

O que vai fazer?

Acertar uma pedrada no passarinho! - foi sua resposta.

Não vai! - disse seu amigo com raiva.

Por que não? - Berilo quis saber.

Por que sim? - devolveu a pergunta o amigo.

Não tem motivo.

Então não faça.

Então contrariando o amigo ele joga a pedra na ave e derruba ela da árvore. Vira para seu amigo e diz:

Não preciso de um motivo.

Cristiano então, corre até o pássaro e percebe que ele está machucado e pega o animal. Vira para Berilo com raiva e diz:

Não preciso de um amigo assim.

Então Cristiano sai com o animal entre as mãos e desaparece deixando Berilo observando.

Aquele dia, após almoçar, Berilo refletiu em seu quarto e conheceu um companheiro muito difícil de conviver. Seu nome é remorso. Então, sozinho no quarto ele chorou.

Percebendo a ausência do filho na sala, sua mãe, Talita, foi até o quarto e notou o filho chorando e tiveram uma longa conversa. Depois de saber toda e história ela calmamente disse ao filho:

Você só tem uma coisa a fazer, vá até seu amigo e veja se tem como salvar o passarinho, se tiver faça o possível, se não tiver volte pra casa.

Então, Berilo correu até a casa do amigo e o encontrou com o pássaro na mão ainda vivo, mas sem poder voar. Perguntou ao amigo depois de relatar o seu arrependimento o que ele poderia fazer e a resposta foi que provavelmente um veterinário poderia salvar o pássaro. Berilo então disse para o amigo que eles deveriam ir até o seu pai que ele pediria sua ajuda para salvar a ave.

E assim fizeram. Seu pai, prontamente pegou o animal machucado e foram os três até o veterinário mais próximo. Na clínica o médico avaliou o animal e disse que cuidaria e ele ficaria bem e avisaria assim que o pássaro tivesse pronto para voltar à natureza

E assim aconteceu. No dia foram todos para ver o pássaro de volta aos céus e Berilo percebeu naquele momento como não fazia sentido o que ele havia feito e ainda bem que teve um desfecho bom, mas que não poderia ter tido e que ações trazem consequências que nem sempre conseguimos remediar.

Seu pai que teve que sair do trabalho pra resolver algo que ele não havia feito e teve um gasto que não estava esperando deu uma bela bronca e um castigo. Berilo ficou uma semana sem poder sair de casa pra brincar e teve que ler um livro inteiro sobre espécies de aves. O castigo maior tinha sido a culpa que sentiu e foi assim que Berilo nunca mais maltratou nenhum animal e hoje fala que quando crescer vai ser veterinário. Seu amigo o perdoou e de vez em quando eles vão até a praça apenas observar pássaros.

Gil Ferraz
Enviado por Gil Ferraz em 04/04/2024
Código do texto: T8034744
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.