Conto Minimalista n.6


OS FADOS ...

Uma guitarra chora na luz mortiça... Na calçada, a mesinha testemunha aquele encontro. O copo está vazio agora, enquanto fados são cantados, carregando a força dos sentimentos e das emoções.

Ele a odeia. Tanto quanto a ama. Ela não o quer mais. E está nitidamente impaciente depois desta discussão tão desgastante. Para ela, acabou.

Uma chispa raivosa passa pelo olho dele. Inconformado e passional, ele não aceita o final do amor - que ainda estava nele fortemente.

Imagens tenebrosas se formam em sua mente e a vê em outros braços. Ia mostrar-lhe que não seria de mais ninguém. A arma no bolso de seu paletó queima sua mão e ele inclina-se para a moça perigosamente.
E é nesse momento que um fado cresce:

"Coimbra do choupal ainda és capital, do amor em Portugal, ainda. Coimbra onde uma vez, com lágrimas se fez, a história dessa Inês, tão linda"

Apalpando o frio punhal, sente um nó na garganta ao lembrar de sua mãe contando aquela história e cantando a canção que amava.

Num enorme esforço de vontade,
levanta e vai em direção ao cais, sumindo na noite sem olhar para trás, pensando agora em seu próprio fado...

***
Silvia Regina Costa Lima
16 de novembro de 2008

SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 19/11/2008
Reeditado em 26/11/2009
Código do texto: T1292498
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.