LIBERDADE

Eu sou Pedro. Pedro significa rochedo, pedra. Meu nome foi escolhido por meu bisavô, um negro guerreiro que se rebelou e fugiu dos seus senhores, refugiando-se aqui nessa serra onde a mata ainda permanece virgem e a água é límpida e abundante.

Meu bisavô foi o fundador do quilombo, hoje comunidade quilombola onde resido.

Tenho o habito de acordar muito cedo, como dizemos aqui: acordo com as galinhas.

Antes do sol ensaiar seus primeiros raios, tomo meu destino, sigo calmamente a pequena estrada de barro vermelho ornada com pequenas flores brancas que exalam um cheiro adocicado, ando aproximadamente uma légua até chegar no meu pequeno paraíso. Gosto de passar parte do dia lá, sozinho.

Vez por outra sento-me para descansar e beber um gole da água que carrego na moringa feita com cabaça. Enquanto descanso, observo os pássaros que voam livres.

O céu aqui sempre é azul, às vezes está bordado com nuvens bem branquinhas que parecem os flocos de algodão que colhemos nas nossas plantações.

Eu sou Pedro, eu sou negro, eu sou rochedo, eu sou livre.

Aglaure Martins
Enviado por Aglaure Martins em 20/12/2010
Código do texto: T2681467
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.