O copo de leite e a grande viagem

Seu Lauro, um morador de rua conhecido na região, entrou no boteco como fazia todas as manhãs. O rapaz do balcão já ia pegando a matinal e habitual dose de cachaça quando o homem de degradante aparência disse:

- Hoje quero um copo de leite.

Os frequentadores do lugar imediatamente olharam espantados, o balconista soltou uma boa gargalhada de deboche, mas o homem sem se importar insistiu:

- Leite.

E assim foi atendido. Tomou todo o leite do copo, pagou com algumas poucas moedas que trazia consigo e antes de sair falou:

- Ganhei uma viagem, tenho que estar sóbrio.

Saiu nem percebendo as risadinhas daqueles que ali estavam, alguém ainda soltou um... - O coitado endoidou de vez...

Seu Lauro voltou para a pracinha onde morava há quase dez anos, sentou no banco que de noite lhe servia como cama e tirou de uma sacola plástica um livro de contos que alguém, propositalmente, havia deixado naquele mesmo banco.

Passou suave e demoradamente a mão sobre a capa, abriu o livro contemplando a primeira página, recordando quando tinha um lar e nele uma grande estante cheia de boas obras, de variados títulos e como conhecia cada um, pois havia lido todos...

Um suspiro... Um sorriso... E deu início à leitura, mergulhando na mais emocionante viagem...

Talvez uma viagem do que foi um dia sua vida. Talvez uma particular viagem de regresso...

Suzete Palitos
Enviado por Suzete Palitos em 14/12/2013
Reeditado em 14/12/2013
Código do texto: T4611604
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.