Piscina

O professor titular, de quem se orgulhava de ser amigo, era muito estimado, melhor, idolatrado pelo grupo de terceira idade que vinha há anos praticando hidroginástica duas vezes por semana. Quanto a ele, ficava observando a turma, por alguns instantes, enquanto se preparava para dar a sua aula. Era iniciante no clube – estava terminando o curso de Educação Física – e tinha sido convidado pelo colega para trabalhar com a hidro. Bela descontração ele via, dali do seu posto, uma empatia entre professor/alunos que, de certa forma, não podia deixar de invejar. E, quando a turma deixava a água, ele, ainda não muito seguro, encarava os seus alunos, que se distribuíam pela piscina. Até o dia em que o colega lhe revelou, em tom sigiloso, que estava providenciando a sua mudança para São Paulo. Queria desenvolver a própria carreira de nadador, tinha sonhos... Sorriu e sapecou: - Vais ganhar uma turma vibrante! Ele paralisou, perdeu a cor. – Vais gostar deles, te garanto - continuou o outro. E agora, ali, diante dos veteranos que há tanto tempo faziam hidroginástica, ele respirou fundo, contemplou-os longamente e teve vontade de abrir o jogo. Mas, reservado, nada falou. Resolveu enfrentar no peito e na raça a sua prova de fogo.