Nanos, Micros e Minicontos

MINGUANTE

Sereno sorriso...

Na face tranqüila do lago,

a lua imita Narciso.

*

REFLEXO

Em cada cômodo da casa, uma parede espelhada.

Um sujeito vaidoso?

Não. Apenas um homem solitário.

* * *

ÉPICO ETÍLICO

Tomou um porre homérico e acordou com uma enxaqueca dantesca.

*

ÊXTASES

O motel ficava ao lado da igreja evangélica. Era comum os gritos de orgasmos coincidirem com os de “aleluia!”.

*

APOTEOSE

A volta de Jesus a Terra promete ser um espetáculo nunca visto antes...

... E os cegos enxergarão. Paralíticos e manetas aplaudirão de pé!

*

UM BRINDE À VIDA

Numa noite a Morte veio buscá-lo.

Antes de partirem, ele implorou-lhe um último copo de vinho. "Aceita?"

Ela aceitou. Os dois embebedaram-se.

A morte partiu sozinha.

* * *

AUSÊNCIAS

I.

Decidiu fugir de casa.

Dia seguinte o encontraram seco no carpete da sala.

No aquário ninguém parecia dar pela sua falta.

II.

Dando um belo salto-mortal, caiu direto na piscina.

De fato, um salto literalmente mortal.

A piscina estava vazia.

III.

A solteirona perdera a conta de quantas velas acendera em rogo a Santo Antônio.

Na solidão do seu quarto ela também se consumia em vão.

* * *

COMPAIXÃO ILIMITADA

Deus finalmente resolveu tirar umas férias.

Sendo assim, ao partir em viagem, delegou o comando do Universo a São Francisco, a quem também confiou a responsabilidade de Sua Onipotência.

Eras depois, findo o período de recesso, Deus retornou sem avisar.

Dentre as inovações que percebera no Céu, a que mais lhe chamou a atenção foi a cessação dos gemidos que antes, interminavelmente, subiam do Inferno.

Mal desfez as malas, desceu para lá voando, a fim de averiguar o que tinha acontecido em sua ausência.

Mas qual não foi a sua surpresa ao presenciar as mudanças implantadas ali!

Movido por uma compaixão sem limites, o Santo Piedoso havia transformado o Inferno em um novo Paraíso.

A Deus não restou outra escolha senão fechar as portas do Céu e também se mudar para lá.

* * *

(Estes textos também estão publicados na Revista Minguante - http://www.minguante.com/?num=7).