Sessão das duas

Eram outros tempos.

Naquela época, ele costumava dar carona às pessoas que margeavam a estrada, procurando alguém que as levasse à cidadezinha mais próxima, que se espraiava à beira da lagoa.

Era uma pequena cidade, as pessoas se conheciam, relações mais ou menos familiares ligavam os moradores. No domingo, as crianças tinham o hábito de frequentar a sessão das duas do cinema, o único cinema do lugar. Quando a sirene apitava, crianças surgiam de todos os cantos, em direção à rua principal.

Naquele domingo, o cinema estava cheio, todos queriam ver o filme do Mickey Mouse. Antes que as luzes se apagassem, houve um burburinho na parte da frente, diante da tela. Todas as atenções se voltaram para lá. As crianças pararam de conversar, os olhares convergiram para o mesmo ponto.

Fazendo estranhos passos de dança, um homem tirava a roupa, peça por peça, e ia se desnudando numa espécie de ritual. Quando faltava apenas a cueca, alguém do cinema apareceu, foi aquele escarcéu! Arrastaram o homem para fora, chamaram a polícia e, depois de algum tempo, a sessão pode começar.

Eram outros tempos.

De qualquer maneira, o diretor da escola, quando soube que havia trazido um louco no seu carro, pensou seriamente em não dar mais caronas estrada afora.

(Relançamento)