Terra de alguns engenhos

Até teve outros mais, mas alguns aqui quero destacar lá no fundo dos confins um grande engenho do Sr. Nogueira, também do Pedro Marques e o conhecido dá Serra Negra onde saia a famosa cachaça do Zé Bueno próximo a Douradoquara o engenho de Seu Ramiro com suas rapaduras e batidas doce como mel mais adiante na beira do Ribeirão Ferragem o Sr. Tõe Lino com sua esposa e seus filhos também cuidavam e trabalhavam com a arte e engenho de cana-de-açúcar fabricava um melado saudável, rapadura batida, açúcar de forma e outros derivados, também cuidava da fazenda com plantações de milho, arroz e bastante feijão, cuidava da família com amor e dedicação.

Nessa labuta cuidava da família dando a eles o essencial buscar ser honestos e amor no coração. Dentre os filhos e filhas quero também destacar todos mais pra contar a história de Pedro Lino é que vou falar conheci como disse o engenho lá na ferragem mas o Pedro eu conheci lá no Córrego do Carrapicho pra adiante do Guaracy na época Pedro casado de novo o terreno arrendou, abriu uma parte em pasto em outra roça virou e uma parte da lavoura pro Luiz da Marieta ele passou e pra puxar o cavalo pra plantar o arroz o Cambraia procurou lá vamos nós já de madrugada plantar o danado do arroz, chegamos lá bem cedo e a plantar pra lá e pra cá nóis começou. Inda não era onze horas e pra quem conhece de plantação manual de arroz oitenta litros na terra nós dois jogou e a roça que cabia no máximo sessenta já havíamos plantado oitenta e nem um terço da roça foi o que nós gastou.

Quando apareceu Pedro apavorado, nervoso com a sena que Luiz e eu arranjou, jogando o arroz fora que ele com dificuldade a semente Pedro comprou ficou ele muito bravo quase nos tapas os dois pegou mas acabou tudo em paz, e regulou a plantadeira e o restante da roça apenas trinta litros pegou daí pra cá amigo nós dois ficou.

Nesta época Pedro casado de novo e Carlinhos logo chegou um garoto especial em pouco tempo primeiros paços começou logo virei andarilho do Dourado eu alcei vôo e por lá pouco vou, não convivi muito com ele, mas acompanho a história da minha terra natal senhor.

Carlinhos hoje é homem adulto e o Pedro já é avô, mas a façanha maior que o Carlinhos aprontou concorreu nas eleições de 2004 e os Coronéis desbancou, desbancou o impossível e prefeito da cidade tornou governa com austeridade, busca fazer certo doutor com a ajuda de seu pai como prefeito é o camarada perfeito para administrar Douradoquara acertou. Lógico sempre falta alguma coisa porque o povo reclama por tudo até do gás que acabou eu como poeta e escritor narro esta história e é verídica o dia em que o garoto simples os Coronéis derrotou, e em termos de administração com Douradoquara muito colaborou posso aqui destacar Douradoquara antes e Douradoquara agora Doutor.

CAMBRAIA JJOÃO
Enviado por CAMBRAIA JJOÃO em 01/06/2008
Código do texto: T1014785