O desavisado...

"Riscado" era o "bam-bam-bam", o terror da escola, maior, mais forte, mais ousado. Vivia impondo sua vontade, humilhava os mais fracos e tomava-lhes do dinheiro, o lanche, a dignidade, enfim. Aproveitava-se de seu tamanho e idade avançados para aquela série para ser abusado e "judiar" dos mais novos.

"Bolinha" era vítima constante; mais novo, criado nos rigores da educação religiosa, costumava não brigar, levava um tapa na cara, não chorava, mas também não reagia, ia embora, lamentando.

Um dia, Bolinha conheceu um tal Tiãozinho, malandro da rua, instrutor de capoeira, e que começou a ensinar-lhe a malícia, a mandinga e a ética da malandragem; ensinou-o a bater com o pé e com a mão, com a faca e com o facão, e a correr sempre que se sentir ameaçado por muitos e parar quando ver que só um sobrou na perseguição.

Aprendeu bem a lição, a não se irritar, a fazer-se de bobo, aprendeu que dois dedos furam dois olhos, que a cabeça é mais dura que o nariz, que o soco mal dado machuca a mão, e que o calcanhar é o osso mais duro do corpo humano, seguido pelo cotovelo; aprendeu também a respeitar somente a quem o respeitava, e que era sempre melhor apanhar na roda do que na rua, e que sempre é melhor guardar seus ensinamentos para o treino do que ficar se exibindo para os outros, aprendeu também uma oração que dizia: "que meus inimigos tenham mãos e não me toquem; tenham pés e não me alcancem, tenham olhos e não me vejam, e que nem mesmo pensamento, eles possam ter para me fazerem o mal".

O tempo passou, e um dia, depois de três ou quatro anos, "Riscado" encontrou "Bolinha" em outro colégio, e não pensou duas vezes, chegou com seus puxa-sacos (dos quais sempre estava acompanhado) e começou a humilhar Bolinha...arrancou-lhe o boné e jogou em uma árvore, Bolinha não reagia, não contente, bateu a mão no refrigerante que Bolinha segurava, e este caiu no chão; já um tanto irritado, vendo que Bolinha não esboçava reação, armou o tapa e quando foi desferir, foi surpreendido; levou um chute forte nos genitais e se dobrou urrando de dor, Bolinha então, aproveitou a posição envergada e com um joelhada certeira no rosto, quebrou o nariz de Riscado que foi à nocaute, porém parece que o Bolinha tinha muita coisa guardada, esperou que Riscado levantasse, e aplicou uma rasteira, fazendo com que o mesmo caísse com a nuca no chão e dali não mais levantasse, os puxa-sacos de Riscado correram, - Bolinha se foi - e ele ficou ali caído, com o nariz sangrando, e os olhos já quase fechados, devido à potência do golpe de joelho, cercado de muitos outros garotos que viram que ele não era "aquilo tudo", que a arma dele era somente a intimidação, e que assim como fez Bolinha, eles poderiam ter força e autocontrole, e derrotar qualquer valentão que aparecesse...

BORGHA
Enviado por BORGHA em 04/07/2008
Código do texto: T1064236
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.