A velha e o sonho

Disseram-me uma vez que deveríamos perseguir nossos sonhos. Eu claro, não concordei... E eu?? Hoje não tenho sonhos! Quem devo perseguir??? A multidão ficou alvoroçada. Ninguém sabia o que dizer.

"Como, um rapaz, aos seus vinte e poucos anos não tinha sonhos?", "Seria uma aberração?", "É a besta, jogue-o na fogueira!"

No mesmo instante comecei a perguntar: "Qual o seu sonho?" E brincaram de me responder.

Uns diziam que encontrariam a mulher perfeita, se casariam, e teriam filhos. Outros queriam construir um mundo sozinhos, e no fim nadar em uma piscina de dinheiro. Outros sonhavam com o estrelato, flashes, carros importados. Mas no fim, era a mim que nada disso importava.

Mas eis que uma velhinha simpática pediu para falar... O sonho dela era que todos um dia pudessem se amar. Levantou-se com sua bengala e se pôs a falar com cada um... "Seu sonho é se casar e ter filhos? Não case e nem tenha filhos, e não confunda sonhos com desejos!"; "Seu sonho é construir um mundo sozinho? Acorde, sonhos não são para egocêntricos!"; "Carros, fama, futilidades? Seu único sonho é acordar algum dia e perceber que as maravilhas no mundo são muito maiores que sua ambição".

Eu chocado, observei a velhinha falar com cada um. Gritava de forma violenta, como quem quer ditar uma ordem, como um protesto contra algum governo autoritário. E eu ali com medo, tremendo cada centímetro dos meus ossos, torcendo para que ela se esquecesse de mim.

Doce ilusão: veio ela em minha direção... Os sorrisos dos outros denunciavam o doce sabor da tortura alheia. Parou em minha frente e encarou meus olhos. Mas seu olhar era diferente.... Percorri os olhares da sala e a fúria dominava todos. Mas os olhos da velhinha me confortavam.. Torcia para que ela não dissesse uma única palavra. Mas insistiu, abriu a boca, meu coração disparou...

"Você meu querido, disse não ter sonhos, não é?" Balancei minha cabeça e esbocei um falso sorriso..."Sabe de uma coisa, meu maior sonho era não ter sonhos.... Nos sonhos sempre criamos possibilidades inalcançáveis, e eu sempre me sentia frustrada por nunca conseguir realizá-los.... Sonhava com grandes amores, mas quando pensava em amar, me consumia no ódio, porque nunca eram tão ideais quanto nos sonhos. Então sonhava em não ter sonhos, para que acabasse minha tortura. Agora você diz que não os tem, mas vejo nos seus olhos, brilharam a cada palavra que pronunciamos. Seu sorriso se abre cada vez que alguém te olha... Sim rapaz, você tem um sonho guardado no seu coração, só deveria se deixar sonhar."

Não entendi nada do que a velhinha disse... Não acreditava que poderia haver sonhos em mim, talvez porque não acreditava mais em sonhos. Ela se levantou, todos se despediram, e minhas pernas me encaminharam pra saída.

Mas a velhinha gritou meu nome, e mais uma vez me assustou com suas palavras: "Meu filho, não saia agora, suba agora e vá se confessar com o padre, você já está mais que arrependido, vai procurar ajuda!"

Fechei meus ouvidos e voltei a caminhar.... Velha louca!... E por que raios, eu deveria sonhar?