O GRÃO DE TRIGO

O GRÃO DE TRIGO

Hoje é um dia muito especial do ano de 2008. Pois, mais uma benção da comunhão vai acontecer na vida de pequeninos cristãos.

Vou contar-lhes a história que teve início a mais de dois mil anos atrás e que alguns previlegiados membros da minha família, desde então, fazem parte dela. Tudo começou quando meu milésimo tataravô, ou sei lá como posso chamá-lo, era um jovem e robusto grão de trigo em Jerusalém. Mais precisamente, em uma plantação no monte Sião.

Naquele dia, uma radiante manhã de quinta-feira, meu milésimo tataravô, juntamente com outros parentes meus, foi colhido por duas agéis e delicadas mãos de uma senhora. Na época, era trabalho femenino a colheita e a moenda dos grãos de trigo para o preparo do pão. Meus familiares já estavam habituados com esse processo de transformação e ficavam felizes em dele participar, pois sabiam que esta era a missão que o Criador havia lhes dado: Servir de alimento e saciar a fome dos homens. Porém, o que eles não sabiam, é que que seriam transformados em um pão muito especial. Foi assim, que meu milésimo tataravô e meus parentes viraram o PÃO DA ÚLTIMA CEIA. Que aconteceu num quarto de uma casa situada no Monte Sião, antiga Bethania, hoje conhecida como Cenáculo.

Jesus tomou o pão em suas mãos, partiu e deu a seus dicípulos dizendo: “Tomai todos e comei, isto é o Meu Corpo que será entregue por vós(…)” da mesma forma, Ele tomou o cálice de vinho em suas mãos e deu a seus dicípulos dizendo: “ Tomai todos e bebei, isto é o meu sangue que será derramado por vós. Fazei isto em memória de Mim(…).”

Estava desse dia em diante, para os cristãos do mundo inteiro e por todas as suas gerações, instituída a EUCARISTIA. Uma palavra Grega que significa “reconhecimento”, “ação de graças”. No ritual Eucarístico ocorre a TRANSUBSTANCIAÇÃO do pão e do vinho, ou seja, embora a aparência do pão e do vinho continue a mesma, as suas substâncias se modificam, passando a ser o Corpo e o Sangue de Cristo. E nesse momento, como bem disse São Crisóstomo, se dá o efeito unificador: “E tal como o pão é um só, apesar de constituído por muitos grãos, as diferenças desaparecem devido a perfeita e recíproca fusão. Assim também, nós estamos unidos reciprocamente entre nós e todos juntos com Cristo.”

Por isso, é que se nós, pequenos grãos de trigo, nos orgulhamos de nos doarmos ao Criador nessa Divina Celebração, vocês humanos devem louvar, bendizer e glorificar ao Senhor Nosso Deus, por terem sido escolhidos a receber a Dádiva da Comunhão. A aliança de um amor sem limites e incondicional de Deus por toda humanidade.

Agora preciso ir, acabei de ser colhido e vou me transformar em pão, nos encontraremos depois…

IAKISSODARA CAPIBARIBE.

IAKISSODARA CAPIBARIBE
Enviado por IAKISSODARA CAPIBARIBE em 26/09/2008
Código do texto: T1198192