Momentos Inesquecíveis

Hoje amanheci saudosa de um tempo que o considero estrelar.

O coração cala e abre passagem para imagens inesquecíveis.

Que bela era e é minha família, (quatro avós), e bisavós “Mamãe Outra e Papai Outro”, Dindinho, Dindinha, Vovô, Vovó.

Eu me lembro do sarau aos domingos na casa dos avós maternos, entremeado com jogos como, Dama, baralho, bingo.

Papai Outro com seus noventa e quatro anos possuía memória espantosa, narrava Júlio Verne, e seus livros de ficções.

Muitos anos se passaram quando assisti Yuru Gagarin desembarcar na lua.

A predição de Julio Verne e de meu bisavô transformou-se em realidade

Estou eu a filosofar com meu neto Gabriel... E a viagem ao centro da terra como será?

Meu pensamento traz para perto de mim, meu avô José Mourão.

Temperamento alegre, filósofo, trabalhador, Inteligente, admirador do escritor Humberto de Campos, nome dado ao meu irmão em sua homenagem.

Jamais presenciei algum comentário seu sobre a vida do próximo.

Adorava assistir peças de teatro ou opera. Com dez anos, eu estava presente a espetáculos como Carmem, Lago do Cisne – Il trovatore..., etc... Ele pacientemente me dava a conhecer a história de cada ato. Questionava sempre sobre o dramatismo explorado, onde geralmente o tema era do triângulo amoroso. Nunca aplaudia o final calamitoso. Romeu e Julieta Tristão e Isolda, Carmem, como várias óperas italianas. - O meu mundo não acreditava nas maldades e sim – no término – “Felizes para sempre”. Não acreditei quando fui informada que a ópera de Puccini - Madame Butterfly (borboleta) era inspirada em fatos reais.

Meu avô era comerciante, e possuía no interior de Minas (Bom Sucesso) a casa comercial com o nome - Bazar da Época. Hoje, com certeza, ela seria qualificada como grande Shopping!

Possuía material para várias opções para casa, Cozinha & Jardim. Cama, Mesa & Banho... Perfumaria; Beleza & Saúde. Relógios & Presentes, de veículos, ferragens com toda a linha de produtos tais como: Ferros, Aços e Acessórios para Indústrias, produtos agro-pecuário, tecidos e acessórios, Eletrola, discos compactos, polvilho azedo produzido por ele, do qual era exportado para outros estados como também à alguns países da América do Sul.

Ainda mais, - funerária com o preparo do corpo pós-morte.

Minha avó Zizica era enérgica, a “consulesa,” sempre disposta a ajudar, não se deixando seduzir pela cor seja ela branca, preta, amarela, ou pelo padrão social. Seu coração falava silenciosamente sobre o amor, ofertava amizade, carinho, lealdade.

Padres e bispos estavam sempre a visitá-la, mas não passa pela minha idéia batizá-la com a (coroa dos clérigos), por não ter sido ela freqüentadora assídua de igrejas.

Possuía carisma, beleza física e interior...

Exímia dona de casa estava sempre com as grandes latas repletas de biscoitos, rosca, broa, e o delicioso pão de Ló.

Era e é minha doce avó, querida amiga, sempre se preocupando com a minha pessoa, a defensora de minhas peraltices.

Minha bisavó possuía porte da nobreza. Altiva, autoritária, bondosa, trabalhadora, impondo a todos - respeito e admiração.

Falarei com calma sobre meus familiares paternos e tios, com o propósito de que, meus descendentes conheçam e se orgulhem do sangue que correm em suas veias.

Não interrompemos as reuniões aos domingos. Depois da missa das 11 horas – seguimos para o restaurante; Vamos cantar, - dançar, gargalhar, recordar, viver o presente com os pés em um passado aconchegante.

Belo Horizonte. 04 de novembro de 2008

Marília
Enviado por Marília em 04/10/2008
Reeditado em 05/05/2015
Código do texto: T1211503
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.