Culpa desnecessária

-Oi Lia. -Disse a mãe, chegando do trabalho.

-Oi mãe. Vai ficar ocupada agora?

"Você vai me ouvir! Vai me ouvir! Eu consegui o que queria, mãe. Você não vai me impedir."

-Não.

"É agora!"

-Preciso conversar com você. Bem mãe, eu passei no vestibular... Eu QUERO fazer a faculdade.

"Eu vou ir atraz do que eu quero. Eu PASSEI no vestibular. Agora posso ir atraz do meu sonho."

-Como Lia? Vai se teletransportar para Porto Alegre todo o dia?

"Para que ser irônica, mãe? Não faça eu me irritar com você."

-Eu voi ir morar lá, mãe.

"Você vai ter de aceitar isso."

-Isso até tem graça, Lia.

"Será que você não engole que eu vou sair um dia do seu controle? Será que você não aceita que eu conquiste a minha liberdade?"

-Eu posso ficar numa casa de estudantes.

"Eu já me informei sobre tudo. Eu sei o que devo fazer."

-E quem vai cuidar de você, Lia?

"Se você continuar intransigente vou ter de fazer o que preciso sem a sua permissão. Mas no fundo, eu gostaria que você me entendesse."

-Eu sei me cuidar sozinha, mãe.

"Mas eu queria era que você me apoiasse. Mas não vou dar para traz."

-Bem, suponhamos que você saiba se cuidar sozinha: como fico eu aqui, Lia?

"Mãe, eu não vou cair nesse seu jogo. Eu não posso! Não posso! Eu gosto muito de você, mãe. Mas não vou me deixar levar mesmo que eu morra de culpa depois."

-Ah, não faz chantagem, mãe.

"Você está sendo muito cruel. Está tentando provocar uma culpa desnecessária, que não se justifica..."

-Não é chantagem, Lia. ocê é minha única filha.

"Se você não teve mais filhos foi por que não quiz. E você sabe se cuidar sozinha."

-Mas eu não vou desistir do meu futuro, mãe!

"Eu não posso restringir a minha vida a essa cidadezinha onde não tenho chance de progredir. Eu tenho capacidade, posso desenvolvê-la. Quero estudar!"

-Esse assunto morreu aqui, Lia. Você vai ficar morando aqui comigo e vai cuidar de mim assim como eu cuidei de você quando você era pequena.

"Você está me forçando a fazer algo que eu não quero, mãe. Eu vou estudar em Porto Alegre. Eu vou atraz do meu sonho."