A Casa Bem Assombrada

Quem passa se admira do nada que se vê ali e no meio do vazio vislumbra vultos, sombras vagam em silhuetas que dançam ao sabor dos ventos numa cantiga silenciosa;

com o som das folhas percutindo ao fundo no fundo do quintal de um chão acinzentado de um cimento rachado e caindo lado a lado num barulho retalhado do telhado em duas - águas...

Que festa é esta que todos vêem e ninguém vê na velha casa sombria com seus fantasmas?

Fantasmas sedutores, mais presentes do que as senhoras e senhores que por ali passam sob o sereno da madrugada fingindo serenidade, tentando disfarçar passo a passo em passos mornos suas feições e faces face a uma breve olhada ínfima e infinita que de relance lançam para o mistério da casa feito quem olha com naturalidade para alguma parte do céu da noite estrelada, mesmo que só haja nuvens.

Pelo menos não assoviam numa tentativa vazia de disfarçarem mais ainda... Vai que

os fantasmas sedutores pensem que o assovio é pra eles, tipo um fiiiiu fiiiiu...aí,vixe...!

...Mas tinham mesmo que disfarçar, pois se sabe bem que fantasmas fingem que não existem só para a gente pensar que não existem mesmo, ficam bem escondidos e quando menos se espera eis que eles surgem para assustar, nos apavorar num momento sombrio das escuridões da alma...aí é que eles brincam, tripudiam, riem dos nossos medos ! Fantasmas são assim: se divertem assustando, não são lençóis, nem almas penadas! Que nada; são moleques de qualquer idade que morrem(ainda, há há há!)de rir da nossa insanidade! ...Mas voltando ao assunto, e nesse nosso caso para não deixar mesmo o assunto morrer, ouve-se dizer que os fantasmas dali são fantasmas fantasiados, que toda madrugada há festa, seus vultos bailam, suas sombras se misturam à luz de velas, se abraçam sombreando os vidros da janela, juntam almas! Então por que temer? Na verdade as pessoas que passam por ali não se espantam com a orgia daqueles fantasmas fantasiados, mas sim com os seus próprios fantasmas que, despertando daquela tal escuridão da alma, sonham com alguma luz (ou sombra e água fresca seria mais confortável!) sentindo uma enorme vontade de entrar na festa, naquela orgia, e se fantasiar também juntando suas sombras e assombros, misturando as fantasias !

Então o que agora mais assusta é esta alegre conclusão de que aquela casa na verdade não é mal, e sim é bem assombrada! Revela não os fantasmas dela, mas de quem olha extasiado de ver o que não via, as imagens da imaginação, o que nos salta e nos assalta do mais recôndito de nós e nos põe e expõe frente à frente - tal um espelho de cristal que temos na alma - com a visão antes reclusa e agora mais nítida do que nunca de nós mesmos: aquelas almas não são de outro mundo, são do nosso mundo, são nosso mundo! Fantásticos fantasmas que nos habitam lá no fundo!

...Mas e a casa? Ah, a casa sempre lá, dia e noite, noite e dia, todo dia: igualzinha, guardando todos os fantasmas, tantos fantasmas, fantasmas que não há...!

Mas e a casa? Eu mesmo repito e me pergunto; alguém, que não sei quem e de onde não sei, me responde também perguntando: casa, que casa?

PauloPCampos(Paulinho Campos)
Enviado por PauloPCampos(Paulinho Campos) em 13/12/2008
Código do texto: T1332933
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.