Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A ARCA DE MANÉ

A  ARCA  DE  MANÉ

Manoel, um velho aposentado, vive seus últimos dias em uma chácara no interior de S. Paulo. Trabalhou a vida inteira, sempre correto, respeitador, honesto,  e por isso o máximo que conseguiu foi sua chacrinha, um Fusca 77 e uma aposentadoria de trezentos e cinquenta reais. Apesar de tudo, era feliz.
No final de uma tarde, como de costume, Manoel  colocou uma cadeira em baixo de uma mangueira e ficou apreciando o pôr do sol. O céu estava límpido, azul, e não havia uma nenhuma nuvem no ar. Somente o cantarolar dos pássaros e o zumbido dos insetos quebravam o silêncio naquele local paradisíaco. Ao longe, um bando de maritacas voava  com destino às  montanhas, que emolduravam  a pequena cidade. O pensamento de Seu Manoel voava com as maritacas, mas uma voz surgiu do nada:
- Manoel, quero conversar. Você está me ouvindo ?
Seu Mané olhou para trás, olhou para os lados e não viu ninguém.
- Nossa, parece que escutei alguém falando ! Será que já estou caducando?
- Não está não, Manoel ! Eu falei com você. Sei que você não pode me ver, mas estou bem a sua frente.
- Aonde? Quem é você?
- Aqui, bem a sua frente, mas como já disse, você não pode me ver, porque eu sou Deus.
- Deus ? Pare com essa brincadeira ! Está pensando que sou um idiota qualquer?
- Não, Manoel, você não é um idiota qualquer, você é único ! Eu poderia ter escolhido outra pessoa, mas você já viveu bastante, sabe das coisas, sempre procurou se atualizar e quer o bem de todos. Eu não poderia escolher pessoa melhor.
- Obrigado Deus, mas ainda não estou convencido que o Sr. é Deus mesmo. Poderia me dar uma  prova? Que tal fazer com que as maritacas retornem e pousem nesta mangueira ?
- Você me faz lembrar de Tomé, um amigo de meu Filho, mas  deixa  pra  lá ! Acredite em mim, por onde anda sua fé ? Não vou dar nenhum show, não vou fazer nenhuma mágica, estou cansado disso. Se você quer ver mágicas, ligue a TV e assista um show de David Coperfield. Ele é ótimo ! Você precisa ler algo mais além  das historinhas do Recanto das Letras. Precisa ler livros que ensinem a fé. Eu escrevi um muito bom, é “best-seller”! Recomendo !
- Está bem Deus, eu acredito ! Se eu acreditei nas promessas dos políticos, porque não vou acreditar no Sr.? Já que não é toda hora que posso conversar com Deus, quero aproveitar e fazer um pedido: Faça com que o Brasil vença  novamente a Copa do Mundo, mas desta feita, de uma forma especial. Na final, contra a Argentina, um a zero para o Brasil, com o gol no último minuto de jogo.
- Gol de quem ?
- Tevez, contra !
- Não é justo e eu não costumo interferir em jogos. Você está pensando que eu faço parte da máfia do apito ? Além do mais,  “los hermanos” iriam linchar o Carlitos e eu tenho uma certa preferência pelo Timão !
Vamos deixar o futebol de lado e vamos ao que interessa:  Sabe Manoel, eu tenho sido um pouco negligente com a minha criação, reconheço, mas o homem está se multiplicando muito rápido. Eu não deveria ter feito o sexo tão prazeiroso para o homem como eu fiz para os coelhos.  São tantos povos, tantos problemas que acabei deixando de lado o Brasil, que na verdade, é minha nação favorita. Quando eu provoquei aquela calmaria para o Cabral, minha intenção era o descobrimento de uma nação diferente. Queria criar um País parecido com o Paraiso, que só não deu certo porque a Eva chutou o pau da barraca, mas ainda tenho fé no Brasil.
Ando muito ocupado castigando àqueles que merecem. Você deve ter ouvido falar dos tornados, furacões, tsunamis, terremotos.....mas o homem não aprende ! Preciso voltar a ser mais enérgico, mas isso não  importa  agora, o que Eu quero saber é como vão as coisas por aqui ?
- Deus,  como o Sr. tem fé no Brasil,  acho que  não vai gostar, mas vou dar uma de Jeferson: Este País está uma vergonha ! É um tal de absolver culpados, condenar inocentes que o Sr. nem pode imaginar. Roubar está se tornando rotina escondem até dolares na cueca, e quando são pilhados, a justiça nada faz ! Agora, se você roubar um pote de manteiga num supermercado, é cadeia na certa !  A impunidade é aplicada para os poderosos, para aqueles que roubam milhões.  Se você tem dinheiro, pode matar até o pai e a mãe, pois um bom advogado tem sempre uma maneira de lhe tirar da cadeia. O povo, além de assistir toda a corrupção, toda essa impunidade, ainda se encontra à mercê dos bandidos, que matam pessoas nas ruas sem o menor constrangimento.
- Eu não consigo entender ! O brasileiro vive mal, é roubado, é agredido, não faz nada para mudar essa situação e mesmo assim vive rindo ! Onde foi que Eu errei !!!!!!
- O Sr. vai punir toda essa gente, não vai ? Eu também gosto deste País, quero vê-lo  melhor, com seu povo vivendo com dignidade. Qual o castigo que o Sr. está pensando em dar ?
- Vou ter que usar de um recurso drástico, mas se deu certo no passado, pode resolver o problema do Brasil. Diga-me uma coisa, Manoel: Você seria capaz de construir uma arca?

Mário Mercadante
Enviado por Mário Mercadante em 13/05/2006
Código do texto: T155452
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Mário Mercadante
Pirapora do Bom Jesus - São Paulo - Brasil, 75 anos
7 textos (643 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 19:27)
Mário Mercadante